A Romaria Universitária do UniSALESIANO, realizada nos dias 27 e 28 de outubro, contou com mais de 400 acadêmicos, colaboradores e docentes da Instituição, incluindo os membros da Reitoria: Reitor e Diretor-Geral de Lins, Pe. Paulo Fernando Vendrame, SDB; Vice-Reitor e Diretor-Geral de Araçatuba, Pe. Erondi Tamandaré, SDB; Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB; Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. André Ornellas; e Pró-Reitora Administrativa, Vanda Aparecida Guilherme de Moura.

Oito ônibus lotados levam os peregrinos até Aparecida, sendo seis de Araçatuba e dois de Lins. Pe. Paulo Jácomo lembrou que a participação ativa foi iniciada já na Celebração celebrada por ele, antes da viagem, no auditório Papa Francisco, em Araçatuba. “Foi um momento muito bonito, os acadêmicos peregrinos estavam bem compenetrados e preparados para participar da Romaria. Todos se mostraram participativos e comprometidos com os roteiros combinados”, destacou.

Teve também uma reunião com os líderes dos oito ônibus. Cada líder recebeu orientações sobre a viagem e a responsabilidade de zelar pelo grupo. “Era importante que eles cuidassem bem dos peregrinos do seu ônibus e acompanhassem cada parada para garantir a presença de todos antes de seguir viagem”, explicou, ao lembrar que todos os ônibus tinham seus padroeiros e cores, bem como os peregrinos, viajaram uniformizados.

A chegada a Aparecida ocorreu por volta das oito horas, do dia 28, seguida pela participação na missa das 9h, com a concelebração de Pe. Paulo Jácomo. Após a cerimônia, foi feita a foto oficial diante da Basílica, marcando o início da peregrinação individual, conforme o roteiro proposto.

“Foi uma viagem tranquila, com um dia bonito. O clima estava nublado, o que ajudou, já que não enfrentamos um calor intenso”, disse, ao ressaltar a importância desse tipo de evento. “A nossa instituição tem esse cunho católico e mariano, o amor a Nossa Senhora. É uma tradição que permanecerá conosco”.

Por sua vez, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. André Ornellas, afirmou que este evento não é apenas uma tradição, mas também um reflexo do compromisso do UniSALESIANO com a fé, união e com o comprometimento comunitário.

Já o Vice-Reitor e Diretor-Geral do UniSALESIANO, Pe. Erondi Tamandaré, SDB, expressou sua gratidão pela dedicação, pelo entusiasmo e pela participação ativa de cada peregrino da Romaria Universitária. “Que essa experiência acompanhe todos em suas jornadas acadêmicas e espirituais, inspirando-os a ser cada vez melhores, não apenas como estudantes, mas como seres humanos comprometidos com a fraternidade e a fé”, concluiu.

 

Depoimentos dos acadêmicos peregrinos sobre a Romaria Universitária:

Foi perfeito. A experiência de chegar lá, aquela missa sabe Você entra nos lugares, e você sente algo inexplicável. Meus olhos enchiam de água. Ano que vem quero ir de novo

Eva Luana Souza Pires 5º termo do Curso de Medicina

 

Foi a minha primeira Romaria Universitária do UniSALESIANO e posso dizer que foi uma experiência única e marcante. Visitar a casa da Mãe Aparecida é sempre uma graça, mas ir com pessoas tão especiais torna a viagem ainda mais incrível.

Estar lá, para mim, foi como estar em casa no colo de mãe. Me senti acolhido, abençoado e encontrei respostas para muitas dúvidas que estavam em meu coração.

Foi um momento que não quero esquecer nunca e que pretendo repetir tantas outras vezes quanto for possível. Agradeço a Deus por essa oportunidade.

Paulo Vítor Cabral Covilo, 5° Termo do Curso de Medicina

 

Eu achei uma benção ter a oportunidade de visitar a Casa da Mãe com outros universitários. É uma experiência que fortalece minha fé e, por isso, eu me sinto grata por estudar no UniSALESIANO. Foi uma viagem alegre, tranquila e bem organizada.

Ana Laura Leite de Oliveira, 4º Termo do Curso de Psicologia