Acadêmicos dos primeiros termos dos cursos de Engenharia de Bioprocessos e de Ciências Biológicas do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba participaram nesta quarta-feira, dia 2, de um minicurso sobre o tema Reprodução animal de equinos e bovinos. A apresentação foi feita pelo professor Rafael Rúbio Vicentini, médico veterinário, que atua prestando assistência para grandes criadores de cavalos e gado de raça pura.

O evento foi realizado em função de um convite formulado pela professora Carolina Rúbio Vicentini, que ministra aulas na disciplina de Citologia e Histologia dos mencionados cursos superiores. O palestrante demonstrou formas de manipulação de material genético, como a conservação do sêmen dos animais, as classificações relacionadas à qualidade do material, meios de transporte e preservação, entre outros itens.

Os acadêmicos tiveram também a oportunidade de exercitar-se na confecção de lâminas e observar no microscópio cada célula reprodutora masculina, ainda viva, podendo ver sua rapidez de mobilidade. Quando o professor corou as lâminas, os alunos puderam diferenciar anomalias presentes em algumas células. As observações ocorreram com aumentos de até 10.000 vezes (100X100), com o uso de um recurso especial, que é o óleo de imersão.

A professora Rossana Abud Cabrera Rosa, coordenadora dos dois cursos superiores, destacou que “a oportunidade de colocar o acadêmico de Engenharia de Bioprocessos e de Ciências Biológicas em contato com tecnologias avançadas como esta é ímpar e de grande importância para o enriquecimento ainda maior da formação profissional”. Ela ressaltou que a área de biotecnologia genética é uma das que vêm se mostrando mais atraentes em termos de desenvolvimento científico e também econômico, representando um campo promissor de trabalho para o engenheiro de Bioprocessos e para o biólogo. Por fim, a professora Rossana disse que poder contar com a presença de um profissional de alto gabarito como o professor Rafael é realmente um grande privilégio no UniSALESIANO.