O Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, participou do maior evento de educação da América Latina, o 20º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular (FNESP), promovido pelo Semesp (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior do Estado de São Paulo), entre os dias 27 e 28 de setembro, em São Paulo.

Pe. Luigi foi acompanhado do Pró-reitor de Pastoral da Instituição, Pe. Waldomiro Bronakowski, e do coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Mecânica e Mecatrônica, Profº. Nelson Hitoshi Takiy.

Nesta edição, o evento reuniu mais de 700 mantenedores, gestores e especialistas do segmento do ensino superior para discutirem o tema “Desafios da 4ª Revolução Industrial”. Vários foram os assuntos abordados: profissões do futuro; nova era da educação; desenho da nova IES (Instituição de Ensino Superior); crise do diploma; inteligência artificial, entre outros.

A 4ª Revolução Industrial representa uma convergência de avanços tecnológicos que permitem inovações generalizadas, podendo provocar mudanças mais sistemáticas e profundas em diferentes áreas da sociedade. Por conta disso, o Semesp quis propor uma reflexão sobre seus desafios e apontar caminhos para que os líderes das IES possam elaborar projetos que permitam a sintonia das instituições com as mudanças que estão por vir.

O Ministro da Educação em Exercício, Henrique Sartori, participou do Fórum e destacou ser necessário incentivar as IES a tratarem dos novos formatos de aprendizagem e cursos dentro dessas novas perspectivas tecnológicas.

Pe. Luigi ressaltou a fala do ministro sobre a Educação a Distância (EAD), que hoje representa 20% dos cursos dentro de uma IES, mas, que deverá ser a maioria até 2022. “Eu pude conversar com ele sobre alguns assuntos e o convidei para visitar nossa universidade. Disse que pretende vir em breve a Araçatuba visitar seus familiares e aproveitar para vir até o UniSALESIANO”, disse o reitor, ao completar que a atuação de Sartori como Secretário Executivo do MEC (Ministério da Educação) foi de grande importância para a aprovação do curso de Medicina do UniSALESIANO.

Pe. Luigi afirmou que, além de agregar novos conhecimentos sobre a 4ª Revolução Industrial, a participação no Fórum possibilitou a troca de experiências com reitores de diversas universidades do país e também com representantes do MEC.

Sobre o tema do evento, o reitor comentou que o UniSALESIANO investe na área de automação, inteligência artificial e novas tecnologias há cinco anos e esse é o caminho certo. “Percebemos que estamos adiantados, mas temos que continuar”, concluiu.