O professor Dr. Dirceu de Mello, Magnífico Reitor da Pontifícia Universidade de São Paulo – PUC, ministrou nesta terça-feira, pela manhã, a Aula Inaugural do Curso de Direito do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba. Ele falou sobre Preconceitos em Geral, fazendo uma ampla abordagem a respeito do tema. À noite, ele teria novo encontro com os acadêmicos para apresentar uma nova análise do assunto.
O Reitor da PUC chegou a Araçatuba nesta segunda-feira, à tarde, quando foi recebido pelo Padre Luigi Favero, Diretor Geral do UniSALESIANO. Aproveitou sua vinda, feita com antecedência, para conhecer o Campus da Instituição e também o espaço onde se encontram a Universidade Aberta da Melhor idade – UNA e as Clínicas de Enfermagem e Fisioterapia.
Ao apresentá-lo à plateia que iria, logo depois, acompanhar com grande atenção, entusiasmo e interesse a sua exposição, o Padre Luigi disse que o UniSALESIANO estava recebendo uma das mais notáveis figuras do mundo jurídico, educacional e acadêmico. Ao falar do longo currículo do palestrante, citou a importância de duas funções desempenhadas pelo ilustre convidado, a de Magnífico Reitor da PUC – SP e o fato de ter sido presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Por sua vez, o Dr. Dirceu ao abordar o tema escolhido teceu comentários sobre todos os tipos de preconceitos praticados pelo ser humano, como o da cor, sexo, nacionalidades e origens e outros. Porém, segundo ele, a atual Constituição Nacional criou bases sólidas para a prevenção quanto a este tipo de conduta. “A legislação brasileira sobre a questão evoluiu bastante nos últimos anos, pois ela contempla a prevenção, o combate e a condenação a tais práticas de discriminação”, comentou. Segundo ele, o tema tem ampla proteção na jurisdição penal.
A palestra do Dr. Dirceu de Mello foi de extrema importância para os alunos do curso de Direito e demais convidados. O tema escolhido agradou a plateia, suscitando um número de perguntas acima do normal, mas que ele respondeu com atenção e carinho.