Evento se consolida e se transforma em uma das maiores atrações culturais, populares, turísticas e gastronômicas de Araçatuba e região.

A 6ª. edição da Quermesse Universitária do UniSALESIANO de Araçatuba foi encerrada no sábado, registrando novamente uma presença maciça de público. No segundo dia a lotação foi total, com os espaços destinados à festa repletos de pessoas sentadas sob as barracas e também na área externa ou circulando e curtindo todos os momentos da grande festa. Visitantes iam chegando até mesmo em horas mais avançadas, já a partir da segunda metade do horário de atendimento da quermesse.

No sábado, além das atrações habituais, houve também a procissão e coroação de N. S. Auxiliadora, uma parte da programação que já se tornou tradicional e muito esperada pelo público. Já com os fieis sobre o palco, o Pe. Luigi destacou que “aqui é o lugar onde nos encontramos, onde nos confraternizamos e onde fazemos a nossa festa”. Disse que “a quermesse do UniSALESIANO é uma festa da família e toda família tem uma mãe”.

O Pe. Hermenegildo Conceição da Silva, Diretor do Colégio Salesiano, saudou o público e disse que “todos aqueles que nos procuram são acolhidos, pois esta é a filosofia salesiana”. Retomando a palavra, o Pe. Luigi destacou que a mãe é a rainha do lar, porque mora no coração de seus filhos. “Ela e Jesus são o centro do nosso coração e da nossa Universidade Salesiana”, disse, procedendo em seguida à coroação de Nossa Senhora Auxiliadora. Leu, também, uma oração de São Bernardo, escrita há mais de mil anos. Emocionado, comentou que já viu muitas vezes mães e alunos chorarem diante do quadro de Nossa Senhora. “Assim acontece porque quando eles vêm aqui também encontram uma mãe”, disse.

O Pe. Luigi fez um histórico da criação e desenvolvimento da quermesse, lembrando que a primeira edição foi realizada no mês de junho e em um só dia e que depois, por sugestão do Vice-Diretor, professor André Luís Ornellas, passou a ser desenvolvida em maio, em duas noites, e com a festa de coroação de N. S. Auxiliadora. Fez questão de elogiar o professor André, que cuida com total dedicação de todos os aspectos da quermesse, desde sua preparação até o seu encerramento.

Visitantes também manifestavam sua opinião a respeito do evento. A ex-secretária municipal da Ação Social, Therezinha de Faria Maluly, disse que fez questão de comparecer à quermesse pelo brilhante evento em que ela se transformou. “É maravilhoso tudo o que aqui se proporciona e é uma alegria muito grande poder frequentar esta grande festa”, destacou. Ela disse ter observado como a quermesse é grande e envolvente, ficando, também, bem claros e marcantes a presença e o trabalho da família salesiana. Therezinha comentou, ainda, que também acompanhou a procissão e a coroação de N. S. Auxiliadora, percebendo como este momento é solene e emocionante.

Cláudio Ércole, empresário, dono da NET Ata Informática e um dos patrocinadores da quermesse, comentou que comparece à festa desde quando ela começou, há 6 anos. “Ao longo deste tempo fui observando como o evento cresceu e evoluiu, chegando a um patamar de perfeição”, disse. Ele elogiou também a excelente organização e a participação do pessoal, notando como existe muita união entre coordenadores, professores, acadêmicos e funcionários, além da comida diversificada e das muitas atrações oferecidas. Ércole disse também que a quermesse reúne gente jovem e bonita e que todo mundo se sente feliz por participar deste acontecimento.

 

Coroação de Nossa Senhora Auxiliadora, no sábado, emocionou a todos os presentes