Evento festeja N. S. Auxiliadora com procissão e coroação

28/05/2012 – 15h – D.C.

A 5ª edição da Quermesse do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba confirmou a grande expectativa de público. Cerca de 18 mil pessoas da cidade e de municípios da região visitaram a festa na sexta-feira e no sábado, lotando todos os espaços destinados ao evento. Nas duas noites longas filas de carros se formaram na pista da rodovia Teotônio Vilela, estendendo-se até próximo do Hospital da Unimed, aguardando o momento de passar pela bilheteria e acomodar-se no grande estacionamento localizado no lado direito do Campus.

A alegria foi total. Muitos alunos e convidados apareceram fantasiados, lembrando personagens das histórias em quadrinhos, como a Mulher Maravilha, e outros que se vestiram para aparentar a figura de um frango, de espanhóis, cowboys e árabes. Tradicionalmente, os acadêmicos que ajudam a preparar e servir alimentos se vestem com as roupas típicas dos países representados, promovendo também um diferencial da festa em relação a outras do gênero, realizadas no município e na região. Havia também equipamentos para a diversão de crianças e adolescentes, como a cama elástica, a piscina de bolinha, o touro mecânico e uma roda-gigante.

As barracas trabalharam com força total, atendendo a filas de pessoas que queriam experimentar pratos e porções da culinária de diversos países como o Brasil, Itália, México, Espanha, Estados Unidos, Arábia, Japão e China. Enquanto isso, cerca de 200 casais com roupas caipiras formavam uma grande roda para participar da concorrida dança da quadrilha.

A primeira noite reservou três shows para o público, que assistiu às apresentações do grupo Alma Serrana, a dupla PH&G e o cantor Bruno Carvalho. No sábado foi a vez de Rodrigo & Santafé, Douglas & Daniel e Guilherme & Brasil subirem ao palco para mostrar seus repertórios.

FESTA DA PADROEIRA – No sábado, às 20 horas, antecedendo as apresentações artísticas, foi realizada a tradicional procissão e coroação de Nossa Senhora Auxiliadora, sob a condução do Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição. Estavam presentes, também, o Bispo de Araçatuba, Dom Sérgio Krzywy, e os padres Arlindo Pereira de Lima, Diretor da UNA, e Argemiro de Azevedo, da Paróquia do Bairro Paraíso. Dom Sergio elogiou o UniSALESIANO, tanto pela realização da grande quermesse quanto pela cerimônia de coração da Padroeira, Nossa Senhora Auxiliadora. “Peço que Deus abençoe todos os membros da Direção, funcionários e aqueles que estudam na Instituição, que assim trabalham para construir o Reino de Deus”, afirmou.

O Pe. Luigi explicou que a ideia de promover a quermesse surgiu há cinco anos, quando foi feita a primeira edição do evento, porém na época em apenas uma noite. O sucesso foi tão grande que a partir do ano seguinte tanto a quermesse quanto a Festa da Padroeira passaram a ser realizadas ao mesmo tempo e em dois dias, porém antecipando o evento para o mês de maio. Citou, também, que durante o processo de escolha do local para construir o Campus do UniSALESIANO, pediu que N. S. Auxiliadora desse a ele um sinal para orientá-lo a achar o lugar certo. “Nossa Senhora é uma presença constante, a presença da mãe que protege nossos alunos, professores e funcionários”, disse.

Prestou um agradecimento ao Bispo Dom Sérgio – que pela primeira vez vinha participar da coroação da Padroeira -, aos padres Arlindo e Argemiro e a todos os acadêmicos que organizaram e trabalharam nas barracas. Por fim, fez um agradecimento especial ao professor André Luís Ornellas, lembrando que ele é o organizador da grande festa e um dos maiores responsáveis pelo sucesso e destaque do evento.

REPERCUSSÃO – O radialista e especialista em som para shows, Luís Antônio de Souza, o “Lula Balla”, que iniciou em 2012 o curso de Engenharia Elétrica no UniSALESIANO, disse ter ficado impressionado com a festa. “Eu não imaginava que o evento tinha estas proporções, com este volume de atrações e opções para o público. Por certo é um acontecimento que veio para ficar e com tendências de se ampliar a cada ano”, disse ele.

Ronaldo Pinto da Silva, empresário e dono do Sebo Dom Quixote, que mora há seis anos em Araçatuba, destacou que nunca havia visto uma festa deste porte. “O evento é excelente, com uma grande variedade de barracas e comidas típicas”, comentou. Ele disse também que observou que havia lugar para todos, desde os que queriam ficar andando pelo ambiente até os que os que preferiam sentar às mesas, e elogiou os shows, que foram do agrado do público. “Gostei tanto da festa que estarei presente em todas as próximas edições”, concluiu.

 

O público lota a Quermesse do UniSALESIANO já no primeiro dia e confirmava a expectativa de grande visitação também no sábado