A quermesse do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, promovida há quatro anos e com sua edição de 2011 realizada na sexta-feira e sábado passados, definitivamente se consolidou como um dos maiores eventos do gênero em toda a região. Novamente, milhares de pessoas de Araçatuba e de cidades vizinhas compareceram nos dois dias da festa para apreciar a comida e bebida típicas de vários países, assistir à dança da quadrilha, ver os shows programados e acompanhar a procissão e coroação de Nossa Senhora Auxiliadora, Padroeira dos Salesianos. Cálculos, observações e contagens feitas pelos organizadores indicam que entre 12 mil e 15 mil pessoas compareceram à festa em seus dois dias de realização.

A impressão de dezenas de visitantes consultados foi unânime: a festa se transformou em um dos mais importantes e grandes acontecimentos do calendário cultural e gastronômico local e regional. Na opinião do público, a quermesse do UniSALESIANO se destaca porque é diferente das demais festas do gênero, reunindo a culinária de várias nações e abrindo para o público um leque diversificado de opções. Muitas das pessoas contatadas disseram que iam tentar passar pela maioria das barracas para apreciar todos os tipos de comida oferecidos. E pela enorme afluência diante do palco de shows, também ficou patente que a maioria aprovou os shows programados.

Em outras manifestações, as pessoas se disseram encantadas com a montagem e decoração das barracas e a participação de seus atendentes, que se vestiam a caráter, com trajes típicos, e ficavam diante de seus respectivos espaços fazendo uma alegre animação e convidando as pessoas a experimentarem as suas comidas. Um parque de diversão, com roda gigante e outros equipamentos, cuidou do entretenimento das crianças.

Porém, um dos momentos mais marcantes da grande festa foi a procissão e coroação de Nossa Senhora Auxiliadora, que reuniu um expressivo número de fiéis. Uma trilha sonora especialmente preparada pelo Pe. Luigi Favero também chamou a atenção pela beleza das músicas, que eram emocionantes e apropriadas para o momento. A procissão começou na Igreja Universitária, seguiu até a rotatória da entrada do Campus e terminou no palco de eventos.

O Pe. Luigi saudou todos os presentes, falou da alegria contagiante da quermesse e destacou o trabalho do professor André Luís Ornellas, coordenador da festa, a quem agradeceu pelo esforço e dedicação. Por sua vez, o presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso, Pe. Lauro Takaki Shinohara, deu as bênçãos a todos os presentes.