Evento continua neste sábado com a festa da Padroeira

Nem mesmo as rápidas chuvas e garoas que ocorreram ao longo desta sexta-feira, e a ameaça de que elas poderiam prolongar-se por todo o tempo, foram suficientes para afugentar o público, que já no primeiro dia da 6ª edição da Quermesse Universitária do UniSALESIANO compareceu em massa para participar do evento. Milhares de pessoas visitaram a festa nesta sexta-feira, praticamente lotando todo o espaço destinado às barracas e à acomodação das pessoas. .

Como acontece em todos os anos, uma imensa filha de carros foi se formando na pista da rodovia Teotônio Vilela, estendendo-se até próximo do Hospital da Unimed, em que os visitantes aguardavam o momento de passar pela bilheteria e acomodar-se no grande estacionamento localizado no lado direito do Campus.

A alegria foi total. Repetindo um costume que já vem se consolidando, muitos alunos e convidados apareceram fantasiados, lembrando personagens das histórias em quadrinhos, como a Mulher Maravilha, e outros que se vestiram para aparentar a figura de um frango, de espanhóis, cowboys e árabes. Tradicionalmente, os acadêmicos que ajudam a preparar e servir alimentos se vestem com as roupas típicas dos países representados, promovendo também um diferencial da festa em relação a outras do gênero, realizadas no município e na região. Havia também equipamentos para a diversão de crianças e adolescentes, como a cama elástica, a piscina de bolinha, o touro mecânico e uma roda-gigante que funcionaram a todo vapor.

As barracas trabalharam com força total, atendendo a grandes filas de pessoas que queriam experimentar pratos e porções da culinária de diversos países como o Brasil, Itália, México, Espanha, Estados Unidos, França, Arábia, Japão e China. Enquanto isso, era formada uma gigantesca roda de acadêmicos com roupas caipiras para participar da concorrida dança da quadrilha.

O deputado estadual Dilador Borges Damasceno estava presente e falou sobre a importância que a quermesse veio adquirindo ao longo dos anos. “O evento é de grandes proporções, com um volume de atrações e opções para o público, além da comida típica de vários países. Trata-se de um acontecimento que veio para ficar e com tendências de se ampliar a cada ano”, citou. Dilador também elogiou a organização da festa e parabenizou o UniSALESIANO pela realização do evento.

Ney Ferraciolli, gerente executivo da Associação Comercial e Industrial de Araçatuba (ACIA) ficou encantado com a festa. “O público jovem prestigiou o evento, o ambiente é familiar e a praça de alimentação é fantástica, servindo uma diversidade de comidas”, comentou. Para ele, a enorme estrutura montada para desenvolver a quermesse justificaria a sua realização em três dias, começando na quinta-feira. Ney destacou, também, que os shows foram bem programados e vão ao encontro do gosto da juventude.

Erick Barbosa, instrutor de atividades físicas e esportivas do SESC de Araçatuba, elogiou a organização da quermesse. “Já na entrada percebemos o rigor e a seriedade com que tudo é preparado e feito e isso é um grande exemplo de organização”, destacou. Ele disse, também, ter ficado impressionado com o engajamento dos acadêmicos, que se esmeram para atender bem ao público e que em grande parte o sucesso do evento se deve a eles. Eric ressaltou, ainda, o caráter educativo da festa, onde tudo é estimulante, bem feito e bem cuidado, servindo de exemplo a ser seguido.

A primeira noite da quermesse reservou três atrações musicais para os visitantes: oGrupo Alma Serrana, a dupla Thales e Caio e a animação do DJ Johnson. Já neste sábado, apresentam-se as duplas Guilherme e Brasil, Thiago Sorti e André e Rodrigo e Santafé.

Também neste sábado, às 20 horas, antecedendo as apresentações artísticas, será realizada a tradicional procissão e coroação de Nossa Senhora Auxiliadora, que reúne um expressivo número de fiéis, sob a condução do Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição. A procissão começa na Igreja Universitária, segue até a rotatória da entrada do Campus e termina no palco de eventos com a coroação da padroeira do UniSALESIANO. É um momento muito emocionante do evento que sensibiliza a todos.

Para este sábado, os organizadores aguardam a presença de um público ainda maior, pois é o dia em que o evento tradicionalmente recebe também visitantes vindos de cidades da região e até de locais mais distantes.