O Projeto Teia do Saber, um programa de formação continuada de professores da Rede Estadual formalizado entre o Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO e as Diretorias de Ensino de Araçatuba e Birigüi, iniciado em 2005, está tendo prosseguimento também neste ano. A parceria prevê a realização de trabalhos educacionais para os professores de metodologia de ensino de disciplinas nas áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias do ensino médio.

As aulas são ministradas pelos professores Carmen Cecília de Araújo dos Santos Laranjeira (artes visuais), José Renato Gimenes das Neves (música), Stella Maris Mayumi Inada Itavo (dança) e Pita Parra (teatro), no Campus Universitário.

O curso, que em 2006 teve inicio no dia 19 de agosto, contará com uma duração de 80 horas. A contratação da UCDB-UniSALESIANO para implementar as ações descentralizadas do Programa de Formação Continuada de Professores Teia do Saber, da Secretaria de Estado da Educação do Governo de São Paulo, visa à capacitação de professores de Arte do Ensino Médio que estejam atuando em sala de aula nas escolas estaduais jurisdicionadas às Diretorias de Ensino.

O Prof. Fernando Gabriel Eguía, coordenador do projeto, informou que para desenvolver um trabalho de relevância que busca sempre o benefício da comunidade e o bem-estar dos jovens, o UniSALESIANO atentou para as normas emanadas daquele órgão Estadual, que determinam que “a Secretaria da Educação está concentrando seus esforços para oferecer à população uma escola pública de qualidade, que receba e mantenha sob seus cuidados todas as crianças e jovens, que favoreça o acesso à cultura, à arte, à ciência, ao mundo do trabalho, que eduque para o convívio social e solidário, para o comportamento ético, para o desenvolvimento do sentido da justiça, o aprimoramento pessoal e a valorização da vida”.

Destaca, ainda, o texto que “o êxito desse empreendimento requer o preparo intelectual, emocional e afetivo dos profissionais nele envolvidos. Por essa razão, está priorizando, entre suas ações, a formação dos educadores que atuam nas escolas. Para tanto, o presente projeto prevê a participação de instituições de ensino superior, contratadas para realização de cursos de capacitação e aprimoramento dos professores da rede pública estadual”.