Quarenta e cinco participantes do Projeto ´Teia do Saber´, realizado em parceria entre as Faculdades Católicas Salesianas e a Diretoria Regional de Ensino de Araçatuba, tiveram a oportunidade de vivenciar, em junho, uma experência diferente. Os diretores de escolas, professores e coordenadores integraram um passeio a São Paulo, com o objetivo de visitar monumentos e pontos culturais importantes da capital paulista.
Entre os locais percorridos estão o DOPs, antigo local de repressão política; o Mercado Municipal, que chama a atenção pela sua belíssima arquitetura; o Centro Cultural do Banco do Brasil, que abriga diversos espetáculos e exposições de artes, a Fenac, uma das maiores livrarias da América do Sul; a Pinacoteca de São Paulo, que conta com um acervo valioso de obras de arte; a Estação da Luz que, totalmente restaurada teve de volta o brilho da época de sua inauguração; e o Parque da Luz.
Os excursionistas foram também ao Teatro Bibi Ferreira, onde assistiram à peça “Friziléia”, um monólogo com Elizabeth Savalla. No final da apresentação, os alunos conversaram com a atriz, que é uma das mais conhecidas entre as artistas brasileiras.
A atividade está incluída no desenvolvimento do conteúdo programático das disciplinas de Arte, a cargo da Profa. Renata Madeira Cruz, e de História e Geografia, cujas aulas são ministradas pelo Prof. Antônio Carlos Bento.
A coordenação do Projeto ´Teia do Saber´ informou que o objetivo do passeio foi dotar os profissionais do ensino de novos conhecimentos, possibilitando que eles, por sua vez, os apliquem em sala de aula durante o seu trabalho docente.
Novas excursões serão organizadas, envolvendo na oportunidade os profissionais de ensino de Birigüi, uma vez que as Faculdades Católicas Salesianas também mantêm parceria com a Diretoria Regional de Ensino daquele município para a aplicação do Programa.