No contexto do Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização e prevenção do suicídio, uma iniciativa inovadora surge na Clínica Meu Pet, em parceria com o Curso de Psicologia do UniSALESIANO. A diretora da Clínica, Tatiane Poló, as supervisoras do Serviço Escola do Curso de Psicologia, Profª. Joicimar Cristina Cozza e Profª. Flavia Cristina Santiago Oliveira, idealizaram um projeto que visa oferecer atendimento psicológico especializado aos veterinários que atuam no local, abordando uma das questões mais sensíveis e urgentes na profissão: o bem-estar mental dos profissionais.

A proposta, que começou a ser implementada às quartas e quintas-feiras, tem como objetivo prestar suporte emocional e psicológico aos veterinários que, frequentemente, enfrentam situações de alto estresse, como maus-tratos e abandono de animais, além de lidar com as ansiedades e crises emocionais decorrentes da prática profissional.

“Percebemos essa importância de criar um espaço onde esses profissionais possam expressar suas dificuldades e receber o apoio necessário,” explicou Tatiane.

INTEGRAÇÃO

Este projeto se destaca pelo cuidado com os profissionais da saúde animal e também por fortalecer a integração entre os cursos de Psicologia e Medicina Veterinária do UniSALESIANO. “A ideia é criar uma rede de apoio que não só atenda às necessidades emergenciais, mas que também contribua para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor”, completou.

A iniciativa é inspirada no modelo de atendimento psicológico já existente em outras áreas da Instituição, mas adaptada especificamente para a realidade da clínica veterinária. “É um passo importante para abordar as tristezas, as crises e as ansiedades que afetam nossos veterinários, mostrando que a saúde mental é fundamental em todas as áreas,” definiu a diretora, ao ressaltar que, em um mês tão simbólico como o Setembro Amarelo, essa iniciativa reforça a importância de cuidar de quem cuida, promovendo um olhar mais atento e compassivo para todos os envolvidos na prática veterinária.

Por sua vez, a docente Joicimar, que atua na Clínica-Escola do Curso de Psicologia do UniSALESIANO, explica que é oferecido atendimento em Plantão Psicológico, realizado pelos estagiários do 5º ano, em supervisão com as professoras. Trata-se de um atendimento breve e focado em uma queixa principal com o objetivo de acolher, com uma escuta ativa e qualificada, as demandas com foco na saúde mental com qualidade.

“O projeto, de caráter interdisciplinar e intercursos é muito significativo para os propósitos da educação Salesiana, cujos princípios de amorosidade e acolhimento, propiciam experiências impactantes com tais parcerias”, frisou.

Por fim, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. André Ornellas, reforçou a importância de iniciativas como essa: “Projetos que integram diferentes áreas do conhecimento são essenciais para promover o bem-estar de nossos alunos e profissionais. Além de fortalecer a interdisciplinaridade, essa proposta dialoga diretamente com os valores salesianos de cuidado e solidariedade, oferecendo suporte necessário para aqueles que enfrentam desafios emocionais no cotidiano de suas atividades.”