O Projeto Florescer, do Curso de Medicina do UniSALESIANO, marcou presença no 6º Viva Mulher, evento promovido pela Prefeitura de Araçatuba em comemoração ao Dia do Motorista, realizado no SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), no dia 21 de julho. O evento foi aberto a profissionais do setor, suas famílias e à comunidade em geral, oferecendo uma ampla variedade de serviços e atividades.

A acadêmica de Medicina e presidente do Florescer, Eva Luana, disse que o projeto contou com a parceria da profissional Beatriz Borzani, especialista em coloração pessoal, que abordou junto às participantes o tema da autoestima, e também da Guarda Civil Municipal, Dayane Fernanda da Silva, que  falou para o público sobre a importância de fazer um curso de autodefesa e como a defesa pessoal pode livrar a pessoa de várias situações.

“Apresentamos também o Projeto Florescer, conversamos sobre violência e seus diferentes tipos, destacando a importância de procurar serviços de saúde para um atendimento oportuno,” disse Eva.

Segundo a presidente, o Projeto Florescer tem dois objetivos principais. Primeiro, levar informação para as mulheres vítimas de violência, utilizando podcasts e publicações para destacar a importância do conhecimento e mostrar que elas podem superar as situações em que se encontram. “Também é enfatizada a importância da saúde, mostrando que os serviços de saúde estão disponíveis e acessíveis para elas”, completou.

Eva explicou ainda que o segundo objetivo é levar conhecimento para os profissionais de saúde, focando na implementação da linha de cuidado nas cidades da região de Araçatuba. Isso inclui o manejo adequado das pacientes dentro do sistema de saúde, abordando temas como oferta de cuidados, acompanhamento ao longo do tratamento, e questões específicas como aborto e doenças sexualmente transmissíveis.

ATIVIDADES

Já o evento “Viva Mulher” contou com diversas ações, como assessoria jurídica e orientação em casos de violência, informações sobre cursos profissionalizantes, bolsas de estudo e empreendedorismo. Serviços de saúde e atrações artísticas também estiveram disponíveis.

Entre as atividades planejadas estavam uma exposição de veículos antigos de clubes da região, apresentações culturais e musicais, demonstrações de veículos e equipamentos, além de um espaço kids com brinquedos, pipoca e algodão doce. Os participantes puderam experimentar óculos de realidade virtual e simuladores de direção profissional, receber orientações sobre saúde física e mental, aproveitar diversas opções de alimentação e participar de sorteios de brindes.