De um total de 338 projetos de inovação e empreendedorismo inscritos no programa Renault Experience, o do UniSALESIANO foi classificado entre os dez melhores.
Criado em 2008 com o objetivo de estimular universitários de todo o país na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade, o programa foi realizado durante um ano, com conclusão no mês passado.
Contou com três fases, sendo as duas primeiras realizadas em ambiente on-line. Durante todo o processo, os participantes receberam a mentoria de profissionais da Renault e do mercado, além de professores da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Paraná.
O UniSALESIANO inscreveu o Projeto ONE na categoria “Desafio Twizy”, com quatro alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica, além de um quinto integrante da comunidade, Carlos Alberto Aranha, que é analista de sistemas, chefe de cozinha vegano, professor de Taijiquan, monge taoísta e produtor rural.
O projeto consistia em transformar o Renault Twizy no novo conceito de mobilidade sustentável. “Propunha a instalação de placas fotovoltaicas no veículo Renault Twist, que é elétrico, propiciando ao mesmo maior autonomia”, explicou o professor orientador do projeto, Fernando Eguia.
Já o coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecatrônica do UniSALESIANO, Profº Nelson Hitoshi Takiy, explicou que, durante cerca de dez semanas, a equipe ONE participou ativamente da fase de pré-aceleração, com mentorias e tutorias on-line, preenchimentos de diversos documentos e a preparação de um vídeo de apresentação do projeto.
“O projeto não foi classificado para a fase de aceleração, mas participar do programa foi uma experiência muito interessante”, disse o coordenador, ao concluir que o desafio se tratava de um concurso de validação e testes, e o Projeto ONE UniSALESIANO Araçatuba já nasceu como uma solução totalmente validada e testada pelo mercado.