O Projeto Amor Solidário, que o Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba realiza em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), retomou as suas atividades com força total comemorando em 2008 o terceiro ano de efetivação das ações esportivas e sociais. A proposta atende mais de 100 crianças carentes entre 7 e 14 anos, todas matriculadas em escolas públicas dos bairros São José e Ezequiel Barbosa.

Para desenvolver as ações programadas, o professor Ricardo Soares de Almeida, coordenador dos trabalhos, conta com o apoio de 22 estagiários do UniSALESIANO que promovem atividades esportivas e culturais como judô, jiu-jitsu, vôlei, karatê, futsal, futebol de campo, dança, natação, basquete, reforço escolar e palestras educacionais sobre assuntos diversos.

Ricardo relata que para este ano o grande objetivo será encaminhar pelo menos 50% das crianças atendidas pelo Projeto Amor Solidário a escolinhas especializadas nas áreas esportivas citadas. “A intenção é que este projeto se transforme em uma porta aberta para que os participantes sejam futuros atletas de talento”, comentou.

A coordenação do projeto conta com parcerias para que este objetivo seja atingido, como é o caso da Academia Hisatugo de Karatê e a Escolinha do Vôlei Futuro, que já recebem algumas crianças e que também atuam realizando palestras para os integrantes do Projeto Amor Solidário.

“Buscamos também apoio de empresas privadas para que possamos realizar melhor nossas atividades, pois a maioria das crianças não dispõe sequer de um par de tênis, roupa adequada para esportes com o judô, karatê, jiu-jitsu e natação e isso dificulta a realização do trabalho”, destacou.

Ricardo disse ainda que está promovendo uma série de visitas a empresas para que elas também integrem este projeto e ajudem o UniSALESIANO e o Sesi, pois o objetivo maior é o de tirar crianças carentes das ruas e trabalhar para proporcionar a elas um futuro melhor.

Ele lembrou que, no entanto, estas dificuldades são amenizadas graças à força de vontade dos voluntários que realizam campanhas para arrecadar fundos e investir na preparação e valorização das crianças. Por último, citou e agradeceu o apoio que recebe constantemente do Pe. Luigi Favero e do Prof. André Luís Ornellas, Diretor Geral e Vice-Diretor do UniSALESIANO, da direção do Sesi e da Secretaria Municipal de Educação, encarregada do transportes das crianças de suas casas para os locais das atividades.