Os professores Fernando Rosa Júnior e Rosana Abud Cabrera Rosa viajam para os Estados Unidos no próximo dia 18, onde permanecerão até 7 de julho. Eles vão representar as Faculdades Católicas Salesianas de Araçatuba junto a duas importantes instituições naquele país em programas de intercâmbio científico e jurídico.
Rossana Cabrera, que atua como docente na disciplina de Fisiologia nos cursos de Enfermagem e Fisioterapia ministrados pelas FCS, vai participar como professora visitante do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Curso de Medicina na Universidade de Cornell (Weitt Medical College of Cornell University). Seu estágio será acompanhado e supervisionado pelo Prof. Thomas Maack, um dos mais renomados educadores daquela instituição.
“Acredito que a construção do conhecimento deve ser contínua e uma experiência como esta enriquece ainda mais a qualidade do trabalho docente das Faculdades Católicas Salesianas”, disse a professora.
Ela destacou que pretende aproveitar as informações e a evolução em pesquisas sobre fisiologia daquela conceituada Universidade, especialmente na área de hipertensão arterial – que é um dos setores de maior destaque na instituição -, em seu trabalho como docente nos cursos das FCS.
Fernando Rosa Júnior, advogado e professor do Curso de Direito das Faculdades, nas disciplinas de Teoria Geral do Processo e Administração de Gestão Ambiental, irá para o Consulado Geral do México. Ele vai trabalhar com dois importantes advogados daquele órgão que prestam assessoria nas áreas criminal e civil para os mexicanos que se encontram em território norte-americano. São eles Enrique Moreno, da área criminal, e Ellis Anaya, de civil.
Além disso, o Prof. Fernando vai visitar o consulado brasileiro em Huston, no Texas, onde manterá contatos com a vice-cônsul Carmen Castilho Alonso para obter informações sobre a forma de funcionamento do órgão que, por sua vez, atende os brasileiros que estão nos EUA. O advogado quer comparar os procedimentos de ambas as instituições em relação à assessoria dada aos nacionais de cada país.
“Quero buscar o aprimoramento profissional e conhecimentos gerais e específicos de Direito Internacional Público e Privado e, como professor de TGP, aplicá-los nos cursos e disciplinas em que atuo junto às FCS”, ressaltou.