Alunos do Curso de Engenharia em Telecomunicações, com o acompanhamento dos professores Cristiano José Nicolau Arbex e José Vital Ferraz Leão, sob a supervisão do Prof. Nelson Hitoshi Takiy, coordenador do Programa, conseguiram montar, ajustar e calibrar uma antena PAS-9 para conexão com um satélite que está orbitando a Terra a 35.786 km acima da superfície.

Os trabalhos duraram seis horas e ao final o grupo comemorou o feito.

Também foi conectado um computador para demonstração de acesso a informações via internet, gps e outros gerados pelo satélite e captados pela antena.

No dia 25 de outubro os professores fizeram uma demonstração do funcionamento do sistema no campo de futebol do UniSALESIANO a dois grupos de alunos do Colégio Técnico da Instituição, oportunidade em que foram mostradas as operações possíveis de serem realizadas. Os alunos demonstraram um grande interesse pelo tema e questionaram bastante os docentes.

“Diversos alunos da rede pública estadual de ensino também visistaram nossa instituição e tiveram a oportunidade de acompanhar os trabalhos com a antena, observando os procedimentos bem de perto”, informou o Prof. Nelson.

A antena – que foi cedida pela empresa de telecomunicações IMPSAT, cujo diretor foi um dos palestrantes da 2º ENGETEC – permanecerá em exposição por duas semanas no UniSALESIANO.