Um grupo formado por professores e alunos do Curso de Engenharia Mecatrônica do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO está desenvolvendo um trabalho voluntário em um projeto de construção e instalação do protótipo de um aquecedor solar composto de embalagens descartáveis.
A proposta, idealizada por José Alcino Alano e sua família, da cidade de Tubarão, em Santa Catarina, faz com que materiais que tinham como destino o lixo sejam utilizados para a obtenção de água quente.
O acordo de cooperação tecnológica voluntária do projeto, firmado entre o UniSALESIANO, através de seu Departamento de Engenharia Mecatrônica, e a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Araçatuba, visa desenvolver a montagem de um equipamento para aquecimento solar da água. Para isso, foram utilizados objetos descartáveis como garrafas pet de refrigerantes, caixas de leite, tubos e conexões.
O protótipo estará exposto na 36ª Feira da Amizade 2007, da APAE, que neste ano será promovida nos dias 1, 2 e 3 de junho próximos, em um estande medindo 5 x 6 metros, onde os alunos e professores envolvidos estarão apresentando o projeto.
A idéia é que futuramente a entidade possa se beneficiar do invento para o aquecimento de suas instalações, bem como da piscina, visando aos atendimentos de hidroterapia e expandindo assim suas formas de tratamento para as pessoas com necessidades especiais.
O projeto tem um custo muito baixo e é extremamente factível, motivo pelo qual professores e alunos do UniSALESIANO resolveram participar para prestar mais este trabalho de voluntariado à sociedade.
O grupo conta com a participação de representantes de todas as instituições envolvidas. Pelo UniSALESIANO tomam parte os professores Nelson Hitoshi Takiy, Adriano Silva Borges, Nayara Zago Bassetto e Lucilena de Lima. Os acadêmicos do Curso de Engenharia Mecatrônica são os seguintes: Amanda Thaís Momesso, Fabrício Pachegas Domingues, Fernando Ribeiro Alves, Marck Rodrigues Souza e Paulo Sérgio Barbosa dos Santos.
Representando a APAE de Araçatuba participam a presidente da instituição, Cléia D. Souza Parreira; o tutor da Casa Lar Shalon I e II e membro do Conselho Deliberativo, José Fortado de Mendonça; a diretora, Aldenira Maria da Silva; e a assistente social Carla Aparecida Galbes.
Materiais descartáveis utilizados para montar um aquecedor solar