Dezoito professores da Rede Estadual de Ensino, que participam da disciplina de Matemática do Projeto Teia do Saber, realizado em parceria entre as Faculdades Católicas Salesianas de Araçatuba e as Delegacias Regionais de Ensino local e de Birigui, e quatorze alunos do Curso de Turismo viajaram a São Paulo no último 10.
Na capital eles tiveram a oportunidade de conhecer pela manhã o Instituto Butantan, um dos mais conceituados, respeitados e tradicionais órgãos de pesquisas do País. Ali, acompanhados de monitores, observaram atentamente as seções de ofídios e anfíbios bem como as formas de tratamento de picadas de cobras e de outros animais peçonhentos.
Entre os participantes do Teia do Saber havia professores de biologia e química, que puderam aprender sobre assuntos ligados à microbiologia e ao tratamento de bactérias e vírus.
Foi apresentado ao grupo um histórico do Butantan, principalmente do Museu mantido pelo Instituto, onde foi possível observar como era feito antigamente o trabalho de desenvolvimento de vacinas e pesquisas pelos cientistas.
À tarde o grupo seguiu para a Estação Ciência, existente no Campus central da Universidade de São Paulo (USP). Ali os visitantes acompanharam os trabalhos de várias disciplinas como Matemática, Química, Física, Geografia, Astronomia e Geologia, observando como estas discipinas são aplicadas no dia-a-dia. Foram feitas, também, várias experiências envolvendo eletricidade, para demonstração de fenômenos ligados àquelas disciplinas.
O Prof. Jefferson Biajone, que ministra aulas de Matemática no Projeto Teia do Saber, disse que a visita foi muito gratificante e proveitosa. “Os professores obtiveram importantes conhecimentos que poderão utilizar nas aulas, em suas respectivas escolas”, comentou.