Os professores Nelson Hitoshi Takiy, coordenador dos cursos de Engenharia de Telecomunicações e Engenharia Mecatrônica do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, e Hidekasu Matsumoto, da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Campus de Ilha Solteira, foram contemplados com a seleção de um artigo publicado e apresentado nos anais do 4º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação.

O evento ocorreu entre os dias 15 e 18 de abril de 2007, em Estância de São Pedro. A exposição oral do trabalho foi feita pelo Prof. Dr. Hidekasu Matsumoto, coordenador do Curso de Engenharia Mecânica da Unesp, no dia 18 de abril, às 16 horas.

O artigo, intitulado Desenvolvimento de Software Aplicativo para Controle de Custeios por Atividades Identificáveis nos Processos de Fabricação, traz importante contribuição e inovadoras alternativas para as pequenas e médias indústrias do segmento metalúrgico no desenvolvimento de seus processos de controles de custo de fabricação.

O Congresso Brasileiro de Engenharia e Fabricação é realizado anualmente como preparação para um fórum maior de debates dos aspectos inovadores e de otimização da engenharia aplicada aos processos de fabricação. O tema tem sido sentido e discutido há vários anos nos meios acadêmico e industrial.

Nos processos de fabricação lida-se com áreas de conhecimento aparentemente distintas como mecânica dos processos e engenharia dos materiais, incluindo-se até gerenciamento e organização da produção. Entretanto, com a globalização da produção a reengenharia das atividades nas fábricas, a velocidade do surgimento dos novos métodos de fabricação e a necessidade das empresas de aumentar sua produtividade e baixar custos para alcançar competitividade tornaram mais urgente a organização de um evento de porte nacional.

Através deste importante espaço os acadêmicos e representantes do setor industrial podem apresentar, discutir, promover, trocar informações e divulgar conhecimentos científicos e tecnológicos atuais e mesmo aqueles ainda em desenvolvimento aplicáveis ao setor produtivo.

O Prof. Nelson Hitoshi Takiy lembra que o Brasil possui uma forte atuação na área de Engenharia de Fabricação, com um parque industrial de grande expressão tecnológica e de destacada relevância econômica e social. “O país dispõe de setores acadêmicos desenvolvidos, articulados entre si e com o meio empresarial e assim o Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação – COBEF, promovido pela Associação Brasileira de Ciências Mecânicas – ABCM, apresenta-se como um fórum apropriado onde os profissionais das áreas industrial e acadêmica discutem temas de cunho tecnológico e científico de seus interesses e em sintonia com a realidade brasileira e mundial”, comentou.

O COBEF já se consagrou como o evento mais importante da Engenharia de Fabricação no Brasil. As edições anteriores foram realizadas em Curitiba – PR (2001), Uberlândia – MG (2003) e Joinville (2005).

Nesta sua 4ª edição, o Congresso foi desenvolvido em Águas de São Pedro e organizado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas e Faculdades de Engenharia da Universidade Estadual Paulista.