Os professores Nelson Hitoshi Takiy, coordenador dos cursos de Engenharia de Telecomunicações e Engenharia Mecatrônica do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, e Hidekasu Matsumoto, da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Campus de Ilha Solteira, que em abril deste ano foram contemplados com a seleção de um artigo publicado e apresentado nos anais do 4º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação (COBEF), receberam novo convite. Desta vez é para que a mesma matéria seja publicada na revista Máquinas e Metais, um destacado órgão de imprensa de divulgação de temas técnicos e científicos mantidos pela Editora Aranda.

A revista tem qualificação “B” Nacional no conceito da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, órgão governamental brasileiro que acompanha as atividades do setor.

O artigo a ser republicado, intitulado Desenvolvimento de Software Aplicativo para Controle de Custeios por Atividades Identificáveis nos Processos de Fabricação, traz importante contribuição e inovadoras alternativas para as pequenas e médias indústrias do segmento metalúrgico no desenvolvimento de seus processos de controles de custo de fabricação.

Através de eventos como o COBEF e de órgãos de imprensa como a revista Máquinas e Metais profissionais, acadêmicos e representantes do setor industrial podem apresentar, discutir, trocar informações e divulgar conhecimentos científicos e tecnológicos atuais e mesmo aqueles ainda em desenvolvimento aplicáveis ao setor produtivo.

O Prof. Nelson Hitoshi Takiy reiterou que o Brasil possui uma forte atuação na área de Engenharia de Fabricação, com um parque industrial de grande expressão tecnológica e de destacada relevância econômica e social. Para ele, o país dispõe de setores acadêmicos desenvolvidos, articulados entre si e com o meio empresarial e assim estes espaços e oportunidades apresentam-se como um fórum apropriado onde os profissionais das áreas industrial e acadêmica discutem temas de cunho tecnológico e científico de seus interesses e em sintonia com a realidade brasileira e mundial.