Nos dias 23 e 24 de abril foi amplamente divulgada em todo o território nacional a publicação de um artigo sobre a conclusão dos estudos sobre o genoma bovino. O artigo ganhou capa na revista científica americana Science, considerada a publicação de maior impacto no meio científico mundial.
Para o desenvolvimento do projeto foi formado um consórcio no qual estavam envolvidos 300 cientistas de 25 países, nos quais o Brasil estava incluído. Entre as representantes brasileiras que participaram do trabalho duas são docentes do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, as professoras Eliane Cervelatti e Rosemeire Parra Pastor.
Segundo a professora Eliane, “além do impacto que essas informações provocam na questão da alimentação por conta da melhoria da produção de carne e leite, o mapeamento do genoma bovino também certamente trará avanços em pesquisas sobre doenças humanas, haja vista que este animal pode, em alguns casos, ser o mais adequado para a realização de estudos envolvendo modelagem de doenças humanas”.