Com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos no desenvolvimento do conteúdo programático, a professora Gislene Marcelino, do curso de Enfermagem do UniSALESIANO, utilizou as metodologias ativas dentro da disciplina de Saúde Indígena.
De acordo com a coordenadora do curso, Cláudia Cristina Cyrillo, os alunos abordaram os diversos assuntos relacionados aos Distritos Sanitários Indígenas no sentido de reconhecer a estrutura e organização dos subsistemas de atenção à saúde do indígena.
“Para isso, a professora usou de recursos didáticos pedagógicos que proporcionaram uma troca de experiência e cultura, despertando nos alunos um aprendizado crítico-reflexivo”, salientou Cláudia.
A coordenadora completa que as abordagens pedagógicas progressivas de ensino-aprendizagem vêm sendo construídas e implicam formar profissionais como sujeitos sociais com competências éticas, políticas e técnicas. “Implica também dotá-los de conhecimento, raciocínio, crítica, responsabilidade e sensibilidade para as questões da vida e da sociedade, capacitando-os para intervirem em contextos de incertezas e complexidades.”