A professora Carolina Rubio Vicentini, docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, e a ex-aluna Carla Isa Susuki Marega, viajaram à Alemanha no período de 12 a 15 deste mês, onde participaram, na Cidade Universitária de Münster, do XIII International Congress of Therapeutic Riding. O evento reuniu cerca de 600 profissionais de mais de 30 países, para discutir temas ligados à equoterapia.
A apresentação, que teve o título, em inglês, de Effect of Therapeutic Riding in Bone Mineral Density in a Bearer of Spinal Cord Injuries, foi feita na forma de pôster com informações relevantes sobre equoterapia, uma vez que ainda existem poucos trabalhos realizados na área.
A exposição teve por base o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das ex-alunas Carla Isa SusuKi Marega e Nathalia Garcez de Mello, desenvolvido na área de estágio supervisionado de equoterapia, do Curso de Fisioterapia da Instituição.
A professora Carolina Rubio Vicentini comentou que, após observar as apresentações feitas durante o congresso, constatou o quanto o Brasil está avançado na parte clínica de equoterapia. “Os trabalhos de pesquisa realizados em nosso país servem de comparação e são parâmetros para tratamento em diversas nações”, disse.
Segundo Carolina, havia 15 brasileiros participando do congresso, entre eles o presidente geral e o coordenador científico da ANDE – Associação Nacional de Equoterapia, respectivamente os coronéis Lélio de Castro Cirillo e Glycerio Proença. Ela destacou, também, que o Brasil participou do congresso com o mesmo número de apresentações científicas, em forma de pôster e oral, que a Alemanha, país sede do evento.
A professora Carolina aproveitou sua ida ao congresso para mostrar ao público participante o livro “Araçatuba – 100 Anos de História”, presenteando algumas pessoas importantes que lá estavam com edições da obra. “Quando eu mencionava que a instituição onde eu trabalho com equoterapia é uma Casa Salesiana, participantes de várias nações vinham me dizer que já conheciam de alguma forma a instituição e o trabalho por ela realizado”, destacou Carolina.
A professora Carolina Rubio Vicentini disse, ainda, que foram fundamentais o apoio recebido do UniSALESIANO e a participação da coordenadora do curso, Carla Komatsu Machado, que também é autora do trabalho.