O Prof. Ricardo Soares de Almeida, coordenador do Departamento de Esportes e de Educação Física do Centro Universitário Católico Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, pós-graduado em Fisiologia do Exercício, participou do 52º Campeonato de Judô Nozomu Abe, realizado em Votuporanga no domingo passado, dia 19. Ele representou a Associação de Judô Araçatuba, mantida pelo técnico Koji Kiwada.
Na oportunidade, ele obteve a terceira colocação, recebendo Medalha de Bronze na categoria Absoluto, que conta somente com atletas na graduação de faixa preta. A categoria é de pesagem livre.
O evento, que é realizado há mais de 50 anos e se tornou um acontecimento tradicional do calendário promocional daquela cidade, foi promovido pela Associação de Judô Cerejeira de Votuporanga e atraiu cerca de 600 atletas de diversas modalidades vindos de vários Estados brasileiros.
Nomes famosos como Aurélio Miguel – que já conquistou medalha de campeão em olimpíada internacional -, Carlos Honorato e Thiago Camilo, que também já são medalhistas olímpicos, participaram de edições anteriores do Campeonato de Judô Nozomu Abe.
O torneio deste ano reuniu mais de 50 atletas somente na categoria Absoluto Faixa Preta, todos lutadores de excelente nível técnico. Ricardo obteve quatro vitórias em cinco lutas disputadas. Além da medalha, recebeu um diploma e um quimono de prêmio.
Ricardo Soares de Almeida, que já participa do campeonato há mais de 10 anos, considera que se trata de um dos torneios mais difíceis, tendo em vista a qualidade técnica dos atletas. Ele ficou afastado das lutas da categoria durante três anos, retornando com os treinos há apenas dois meses.
Ricardo fez questão de agradecer o apoio que vem recebendo do UniSALESIANO, sentindo-se muito feliz por divulgar o nome da Instituição em um acontecimento do porte daquele Campeonato de Judô. Além de contar com a ajuda do UniSALESIANO, o medalhista recebeu, também, a colaboração da Secretaria Municipal de Esportes e do CNA – Curso de Inglês.