O docente Sérgio Luiz Tonsig, do curso de TDS (Tecnologia e Análise em Desenvolvimento de Sistemas) do UniSALESIANO, desenvolveu um software que funciona como um gestor de presença de alunos matriculados no CUJA (Cursinho Pré-Vestibular Jeaninne Aboulafia), um projeto de ação social do campus São Paulo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

A ideia partiu após Tonsig ouvir relatos de professores voluntários do cursinho, que são alunos da Unifesp, como é o caso de sua filha, que cursa Medicina e dá aulas de Matemática no projeto social.

“Eles estavam com dificuldade de acompanhar a presença dos alunos até porque o número de vagas é limitado e, como as aulas são oferecidas gratuitamente, a procura é grande”, disse.

O sistema foi criado há aproximadamente quatro meses, passou por avaliações e ajustes e hoje opera de forma satisfatória. O professor do UniSALESIANO explica que o funcionamento foi dividido em duas partes: a primeira é a coleta de informações na entrada da sala de aula, por meio do leitor de código de barras e um notebook. A segunda consiste num sistema na nuvem, onde a pessoa faz o login e realiza o cadastro dos alunos, calendário de aulas, relatórios, entre outros.

“A partir do momento que os professores terminam a coleta de dados do notebook – também existe a possibilidade de usar o celular – eles se dirigem até um local onde tem o wifi e transmitem os dados para esse sistema em nuvem e aí ficam disponibilizados para emissão de relatórios, como presença e ausência de alunos”, explicou.

Tonsig ressalta que o software foi feito “sob medida” ao cursinho, um caso muito particular, sem propósito comercial. “Apenas com o intuito de ajudar a entidade que presta um serviço relevante para a sociedade”, disse. Mais informações sobre o projeto pelo site – www.cujaunifesp.com.

A coordenadora do curso de TDS do UniSALESIANO, Profa. Maria Teixeira, destaca que a universidade tem a missão de cuidar dos três pilares que a constitui: ensino, pesquisa e extensão. “As atividades de extensão fazem a ponte entre os saberes acadêmicos, que são gerados no ensino e pesquisa, aplicando-se em ações como esta realizada pelo professor Tonsig”, frisou Maria, ao ressaltar que esses aspectos foram observados para que o UniSALESIANO recebesse nota cinco do MEC (Ministério da Educação) em seu recredenciamento. “Maior grau de qualidade possível para uma instituição”.