O UniSALESIANO Araçatuba recebeu a visita da engenheira civil, Lígia Mackey, atual Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP), na última semana. Trata-se de um marco importante para a Instituição, já que Lígia é a primeira mulher a ocupar a presidência do Conselho em seus 90 anos de existência.

A presidente esteve acompanhada dos assessores da presidência, Luana Schimidt e Lucas Costa, e foi recepcionada pelos Coordenadores dos Cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica e Mecatrônica, Prof. Nelson Hitoshi Takiy, e Arquitetura e Engenharia Civil, Prof. Giuliano Pincerato, que conduziram a visita às instalações do câmpus.

Durante a passagem pelo UniSALESIANO, Lígia participou da gravação de um podcast, no qual compartilhou mensagens inspiradoras com alunos, professores e profissionais das áreas de Engenharia e Agronomia. Em sua fala, abordou temas fundamentais, como as ações de fiscalização do CREA-SP, os benefícios oferecidos pela Caixa de Assistência – Mútua, e a importância do registro profissional para os egressos dos cursos de Engenharia.

Segundo Takiy, a presença da presidente do CREA-SP foi extremamente significativa para os cursos da área tecnológica. “Foi uma honra recebê-la em nossa Instituição. A engenheira Ligia trouxe uma mensagem de valorização da profissão e reforçou a importância do papel do engenheiro na sociedade”, destacou.

Pincerato também ressaltou que a presença da presidente foi inspiradora aos alunos e docentes. “Ela representa um marco na história do CREA-SP e reforça o protagonismo das mulheres em cargos de liderança na Engenharia e na Arquitetura. Esse contato direto com uma profissional de tamanha representatividade amplia a visão dos acadêmicos sobre o papel transformador das suas futuras carreiras”, afirmou.

Lígia também destacou o valor de estar próxima do ambiente acadêmico e dos futuros profissionais. “Gosto de estar nas faculdades. Me remete à minha história e às possibilidades de ensino que os jovens possuem. A ideia é trazê-los para perto do Conselho, ouvindo, entendendo as demandas e pensando em novas oportunidades”, disse a presidente, ao concluir que esses alunos serão futuros profissionais e merecem uma carreira brilhante.