Em discurso, o prefeito Cido Sério disse que os Salesianos estão ajudando no crescimento de Araçatuba
O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatubapromoveu nesta segunda-feira, dia 27, à noite, a Aula Magna que abre oficialmente o calendário de atividades acadêmicas dos cursos de Engenharia de 2012. O evento foi presidido pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, que estava acompanhado dos professores Nelson Hitoshi Takiy, Maria Aparecida Teixeira e Rosana Abud Cabrera Rosa, coordenadores de cursos da área, e de um colegiado de professores.
O Pe. Luigi disse que estava muito feliz com o comparecimento em massa dos alunos dos cursos de Engenharias. Anunciou ter informações através de noticias em jornais de que na região de Araçatuba cada um dos universitários estava tendo um aumento substancial em seus salários, da ordem de 15% para cada ano cursado no Ensino Superior. “Isto está acontecendo graças ao crescimento e desenvolvimento que está despontando nesta região”, disse. O Pe. Luigi citou, ainda, que tinha informações também de que o atual presidente do CREA-SP deve comandar o maior Conselho de Engenharia do Brasil, pois mais da metade dos engenheiros do país filiados à entidade se encontram no Estado de São Paulo.
A seguir fez uso da palavra o prefeito municipal, Cido Sério, que falou da importância da implantação do UniSALESIANO na cidade e que se sente muito grato pelos Salesianos estarem compartilhando do crescimento de Araçatuba. Ele anunciou que já está planejando a ampliação das avenidas que circundam o Campus do UniSALESIANO e também o asfaltamento das ruas nas suas proximidades, o que trará grandes benefícios para toda a região.
Cido Sério comentou, também, a existência de dois grandes projetos de megas shoppings em estudo, sendo que um deles será construído ao lado do UniSALESIANO e outro na área localizada em frente ao Campus. Destacou que município necessita de muitos profissionais, pois o desenvolvimento que está chegando à cidade já é visível e há uma grande carência de mão de obra especializada. “Esta é uma das grandes preocupações das secretarias municipais, mas o UniSALESIANO veio trazer sua contribuição para ajudar nesta formação e não só suprir o município, mas toda região administrativa de Araçatuba com bons profissionais”, concluiu.
A palestra da Aula Magna foi proferida pelo presidente do Conselho de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo, Francisco Yutaka Kurimori, que iniciou sua apresentação dizendo estar impressionado com a quantidade de alunos ingressantes nos cursos de engenharias do UniSALESIANO. Ele discorreu brevemente sobre a sua trajetória como engenheiro, lembrando que se formou há mais de 30 anos, época em que ser engenheiro era sinal de status profissional e uma profissão rentável. “Depois vieram as crises e após a década de 90 o Brasil iniciou uma fase de desenvolvimento progressista que culminou na falta de mão de obra especializada, principalmente nas áreas das engenharias”, comentou.
Conclamou os alunos para que não se iludam com a formação como engenheiro, destacando que existem aqueles que só pelo fato de estarem pagando as mensalidades acreditam que apenas comparecendo às Faculdades conseguirão o almejado diploma. “Na verdade, os cursos de engenharias são muito exigentes e é necessário que o aluno estude e aprenda fundamentalmente matemática, física e química. E em engenharia não tem como decorar: ou você aprende a desenvolver os cálculos matemáticos ou não conseguirá seguir com o curso”, alertou.
Finalizou destacando que o Brasil possui atualmente cerca de 1 milhão de engenheirosregularmente inscritos no CREA e só o Estado de São Paulo reúne metade desses profissionais, ou seja meio milhão de engenheiros que estão sob a coordenação da entidade em São Paulo.