A Prefeitura de Araçatuba e o UniSALESIANO realizaram, nesta terça-feira (26), a entrega simbólica de 550 tablets para a Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa tem como objetivo otimizar os atendimentos domiciliares, permitindo o registro de informações de pacientes em tempo real.

A instituição de ensino investiu R$ 1,6 milhão na aquisição dos tablets Samsung Galaxy S10 FE. Os equipamentos serão destinados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), gerenciadas pela Zatti Saúde, e utilizados pelos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

Nesta quarta, quinta e sexta-feira, os profissionais participarão de um treinamento ministrado pela empresa Grupo Assessor, no UniSALESIANO, para conhecerem as funcionalidades do sistema. Os equipamentos serão distribuídos aos agentes após a capacitação.

TECNOLOGIA

O ato aconteceu no Paço Municipal reunindo o prefeito Lucas Zanatta, a vice-prefeita Nice Zucon, o secretário de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, o Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Vendrame, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, André Ornellas, o Diretor-Médico da Zatti Saúde, Dr. Antônio Poletto, e agentes de saúde.

“Queremos chegar à meta máxima de resolutividade na Atenção Primária e a tecnologia é uma aliada importante para termos informações estratégicas. Com os tablets, os agentes terão mais recursos para oferecer um atendimento ágil, eficiente e humanizado à população. Agradeço ao UniSALESIANO por mais esse investimento”, afirmou Zanatta.

Pe. Paulo frisou que a tecnologia é importante para agilizar processos e resultados. “Recentemente, fui visitar uma família e chegou um agente de saúde com a tradicional prancheta. O tablet vai agilizar o trabalho dos profissionais, proporcionando um ganho significativo nos atendimentos aos usuários do SUS. Estamos felizes em participar deste momento, como contrapartida do curso de Medicina”, disse.

GESTÃO SAÚDE

Os tablets são compatíveis com o aplicativo “Gestão Saúde”, por meio do qual os agentes poderão realizar cadastros e atualizações diretamente durante as visitas. Antes de saírem para o atendimento, os profissionais poderão fazer o download dos cadastros da microárea no dispositivo.

Mesmo sem acesso à internet em campo, eles conseguirão registrar informações clínicas (como pressão arterial, temperatura, peso e altura) e histórico detalhado das visitas, incluindo data, horário e geolocalização. Ao retornar à UBS, os dados são automaticamente sincronizados com o sistema.

O secretário de Saúde disse que a implantação dos tablets representa um avanço na saúde pública de Araçatuba. Segundo ele, vai fortalecer a gestão dos serviços, trazendo mais eficiência, precisão e rapidez para o trabalho das equipes, beneficiando diretamente os moradores.

“As equipes terão acesso aos dados da população, como hipertensos, diabéticos, gestantes, carteirinha de vacinação. Com os tablets, os agentes deixarão de registrar as informações em papel, inserindo diretamente no sistema, agilizando a transmissão ao Ministério da Saúde”, ressaltou.