O Pe. Natale Vitali Forti, Delegado do Superior Geral dos Salesianos visitou nesta sexta-feira o Campus do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba. Ele foi recebido pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, e durante o encontro estava acompanhado também dos padres Hermenegildo Conceição da Silva e Arlindo Pereira da Cruz, respectivamente diretores do Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna e da Universidade Aberta da Melhor Idade – UNA, e do professor Dr. André Luís Ornellas, Vice-Diretor do Campus.
Ele é um dos oito delegados da Congregação, sendo que cada qual se incumbe das visitas a uma determinada região do mundo. Em reunião realizada pela manhã, informou os participantes que durante o ano fica por quatro meses em Roma e depois viaja para países da América Latina em visita às casas salesianas. Lembrou, ainda, que já morou no Chile e viveu, também, na Terra do Fogo, no extremo sul do continente.
Ao anunciar sua vinda para o município, ele solicitou um encontro com todos os coordenadores e colaboradores diretos da diretoria da Unidade. O Pe. Natale queria conhecer os servidores do Campus, saber de suas atribuições e há quanto tempo trabalham na Instituição.
Pediu, também, que todos falassem do UniSALESIANO de Araçatuba, informando as suas atividades e comentando assuntos atinentes à Unidade. Ele ouviu de todos os presentes que a Instituição reúne aspectos positivos como credibilidade, qualidade de ensino, seriedade e boa formação não só profissional como também cristã, e que enfrenta constantes desafios de caráter administrativo por conta do vertiginoso crescimento do Campus e de suas ações educativas. Na totalidade, os presentes apresentaram como maior desafio a ampliação da estrutura física atual.
O Pe. Natale falou bastante sobre a figura de Dom Bosco, fundador da Obra Salesiana. “Ele sempre cultivou a filosofia de responder às necessidades dos jovens do mundo, preparando-os para serem cidadãos e bons profissionais”, disse. Afirmou que “as coisas boas que temos formam a identidade salesiana e, portanto, se esquecermos de nossa identidade vamos também nos desviar de nossa missão”.
Elogiou o trabalho dos coordenadores, dizendo que eles são responsáveis também por ajudar a “pensar” e a planejar a Instituição, e os exortou para que estejam sempre muito próximos dos professores e dos acadêmicos. “Precisamos entender as necessidades dos jovens e atendê-los, pois todos nós temos a mesma identidade e a mesma missão”, afirmou.
Ele comentou, também, o sistema educacional de alguns países, citando principalmente a experiência da Finlândia, onde pais de alunos chegam a passar horas nas escolas e participam diretamente da gestão dos educandários.
Ao encerrar a reunião, o Pe. Luigi Favero, Diretor Geral do Campus, também se dirigiu aos coordenadores, para destacar a importância do trabalho deles na Instituição. “Vocês, como as demais pessoas, são a soma de suas qualidades”, disse, acrescentando, ainda, que “ser coordenador não é ter uma profissão, mas principalmente ter uma missão”.
Ao final, agradeceu o Pe. Natale, lembrando que ele veio promover uma visita “no momento certo e crucial”, pois se trata de decidir sobre a ampliação física do UniSALESIANO de Araçatuba. Em nome de todos os presentes, deu um presente ao Pe. Natale.