O Pe. João dos Santos Barbosa Neto, mais conhecido como Pe. João Neto, é presença marcante e bem-quista no UniSALESIANO. O padre, a convite do Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, esteve presente na inauguração do Centro de Convivência, no dia 9 de agosto, e afirmou sentir saudades do lugar em que permaneceu como Pró-Reitor de Pastoral Universitária e também docente de cultura teológica do curso de Direito, no ano de 2016.

Hoje, Pe. João Neto mora em Roma, onde atua como formador em uma comunidade internacional de estudantes de Teologia e cursa o doutorado em Teologia Pastoral. “O convênio entre Roma e o Superior de Mato Grosso foi renovado no ano passado, por mais três anos. Então, continuarei a desempenhar a função de formador em uma equipe de cinco salesianos até 2021. Concomitantemente, levo adiante, com empenho e seriedade, os meus estudos, pesquisas e artigos referentes ao doutorado”, explicou o padre, que está de férias e aproveitou para conhecer as novas instalações do UniSALESIANO.

Pe. João Neto diz não ter tido a exata dimensão das sementes plantadas no tempo em que esteve à frente da Pastoral Universitária, mas ficou impressionado e emocionado ao conversar com os colaboradores e com os jovens e perceber que eles se recordavam das várias ações e eventos implantados em 2016. “O primeiro passo foi fazer do espaço da Pastoral, antes de tudo, um espaço do jovem, para que ele visse e sentisse que aquele local pertencia a ele. Um segundo passo foi o estabelecimento de um programa de formação e de um quadro de referência para ações de nossa Pastoral. Em seguida, foi feita a criação de grupos e a realização de projetos, acampamentos, retiros, sextas culturais, momentos de formação, aberturas pedagógicas, viagens de estudo, semanas de cursos, vídeos dominicais, entre outros. Tudo isso, promovido em seis, sete meses, marcou profundamente a mim e às pessoas envolvidas, indicando o início de algo que hoje se tornou muito maior”, analisou.

Em relação ao Centro de Convivência, inaugurado na sexta-feira passada pelo Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, Pe. João Neto afirmou que, cada vez mais, o UniSALESIANO se especializa na formação integral do acadêmico. “Com a inauguração do novo bloco, o UniSALESIANO dá mais um passo, valoriza a integralidade do aluno, pois ele não é só competências e habilidades, mas é espírito e emoção. O UniSALESIANO demonstra o seu cuidado com o todo da formação acadêmica, transformando-se em um campus de testemunho evangélico e de promoção humana”, definiu, ao exemplificar que, de um lado, há blocos que capacitam e formam com excelência o profissional e, no centro, com estruturas próprias e agentes capacitados, um bloco dedicado à escuta, ao acompanhamento vocacional, ao discernimento e a ‘redescoberta’ de Deus e da espiritualidade. “Assim, mais do que nunca, o UniSALESIANO continua fiel à proposta educativa salesiana, formando bons cristãos, honestos cidadãos e profissionais competentes.”

Em Roma, Pe. João Neto atua com mais quatro salesianos dentro da comunidade internacional de teologia que tem por objetivo a preparação imediata de jovens salesianos que querem se tornar padres. “São 42 jovens de 23 países que vêm a Roma por quatro anos de estudos teológicos e depois retornam a seus países de origem com o intuito de desempenhar a função de salesianos sacerdotes”, explicou. No grupo, há quatro brasileiros: clérigo Danilo, de Três Lagoas (MS); clérigo Rafael, Rondonópolis (MT), clérigo Wellington, de Manaus (AM); e clérigo Fabrício, de Salvador (BA).