Pe. Erondi Tamandaré, SDB, deixou a direção geral da Presença Salesiana em Araçatuba para ocupar o cargo do Ecônomo Inspetorial da Missão Salesiana de Mato Grosso, a mantenedora das casas salesianas.

A nomeação para a nova ocupação foi feita no dia 20 de novembro deste ano, pelo Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, Pe. Ricardo Carlos, SDB, com mandato válido para o triênio 2023-2026.

Pe. Erondi sucede o atual ecônomo, Ir. Altair Gonçalo Monteiro da Silva, cujo mandato foi encerrado no último dia 16. Ecônomo Inspetorial é responsável por administrar a Missão Salesiana de Mato Grosso, mantendo as condições materiais de cada irmão, percebendo a necessidade da comunidade e se esforçando por atender a todos.

TRAJETÓRIA

Em 2020, Pe. Erondi esteve à frente da Pastoral Universitária do UniSALESIANO e, no ano seguinte, foi nomeado para o cargo de Diretor-Geral da Presença Salesiana em Araçatuba e de Vice-Reitor do UniSALESIANO Araçatuba.

O sistema preventivo de Bom Bosco, fundador dos salesianos, está presente em Araçatuba por meio da Casa da Comunidade Nossa Senhora das Graças, do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna”, da Paróquia São Francisco e da Santa Clara e o Oratório Dom Bosco. Em 2024, essa presença completa 75 anos em Araçatuba – Jubileu de Diamante.

Dentro da presença salesiana, um Diretor-Geral é tido como a representação de Dom Bosco junto aos salesianos das casas. Por esse motivo, para ser um diretor, é necessário ter a aprovação do Conselho Geral, em Roma (Itália).

Desenvolve o papel de líder espiritual, coordenador de atividades, responsável pela formação e acompanhamento dos membros da comunidade, e pelas relações externas. O diretor também lida com questões administrativas e organizacionais das casas salesianas e desempenha um papel central na pastoral juvenil da comunidade, trabalhando para atender às necessidades espirituais e educacionais dos jovens.

IMPACTO

Em relação ao UniSALESIANO Araçatuba, a atuação de Pe. Erondi teve um impacto significativo nos últimos três anos, como Diretor-Geral. Sua abordagem inovadora e dedicação em modernizar tanto a estrutura física quanto o corpo de colaboradores elevaram a Instituição a um patamar de referência em todo o Estado de São Paulo.

Nesse período de atuação, Pe. Erondi autorizou investimentos em diversos setores da Instituição, como: Comulti (Complexo Multimídia), as quadras poliesportivas, academia, Sala de Spinning, Capela do Santíssimo, Monumento de Dom Bosco e Revitalização da Rotatória da Instituição, Laboratório de Técnica e Dietética, Igreja Universitária, Sala de Tempo Integral, Startup e Empresa Júnior, entre outros.

Os colaboradores também ganharam novos ambientes, que foram revitalizados com o objetivo de melhorar a eficiência e qualidade do serviço. São eles: Reitoria, Pró-Reitoria, Departamento de Comunicação, Departamento Financeiro e Pastoral Universitária. Em alguns departamentos, como a Secretaria, a reforma está em andamento.

O destaque vai também para a beleza das áreas de convivência e o cuidado com o paisagismo que foram pensados por Pe. Erondi. Não foram apenas elementos estéticos, mas sim, fontes de tranquilidade e inspiração para toda a comunidade.

Cada detalhe cuidadosamente planejado contribuiu para criar um campus acolhedor e estimulante, tornando a experiência acadêmica mais completa.

SAÚDE

Em sua gestão, a rede pública de saúde de Araçatuba e região foi transformada por conta dos investimentos do UniSALESIANO, relacionados ao Programa Mais Médicos, através do Curso de Medicina. A população, hoje, usufrui dos serviços prestados pelo Centro de Especialidades Auxilium, Clínica Meu Pet, UBSs (Unidades Básicas de Saúde) reformadas, e na Santa Casa, ambulatórios reformados e aquisição de equipamentos de última geração, como: Complexo Ambulatorial e de Diagnóstico, Unidade de Internação de Ortopedia e Traumatologia, Centro de Convivência de acadêmicos do Curso de Medicina, Farmácia Hospitalar Central, entre outros.

A nomeação de Pe. Erondi como Ecônomo Inspetorial traz consigo a expectativa de continuidade do compromisso com a excelência na gestão e o impulso para o progresso na missão salesiana.

“Sigo em frente, levando comigo os ensinamentos, os valores e a experiência adquirida aqui. Que cada passo que eu der seja guiado pela busca contínua da vivência do Evangelho, do conhecimento e pelo espírito de solidariedade e compaixão, que é próprio dos salesianos de Dom Bosco. A despedida é apenas um novo começo. Agradeço pela jornada compartilhada e desejo sucesso em suas trajetórias. Continuemos acreditando no poder da educação e na força transformadora que ela possui”, concluiu.