O Presidente e Chanceler da Missão Salesiana de Mato Grosso do Sul, Pe. Afonso de Castro, ministrou nesta quinta-feira, à tarde, uma palestra dirigida a todos os funcionários, coordenadores, professores e colaboradores do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba. Na oportunidade, ele discorreu sobre a filosofia de trabalho da Missão Salesiana, os valores e os objetivos da Instituição.

Todo o conteúdo de sua apresentação está no livro Presença Institucional Salesiana – Informações e Orientações para os Leigos que trabalham em Nossas Instituições. Cada participante recebeu uma cópia da edição. Houve, também, o sorteio de 25 edições da obra Carisma para Educar e Conquistar – Espiritualidade, Alegria e Prazer na Educação Salesiana. Os dois livros são de autoria do Pe. Afonso de Castro.

Ele iniciou sua exposição saudando todos os presentes, convidados que lotaram um dos auditórios do Campus. Lembrou que todas as pessoas que prestam trabalho para o UniSALESIANO são importantes, desde o mais simples funcionário até aqueles mais graduados.

O Pe. Afonso destacou que “as presenças necessárias garantem a eficácia da Instituição e os professores criam uma relação positiva com os alunos, possibilitando a aplicação do ensino”.

Abordando pontos do livro que foi distribuído, disse que a obra retrata o estilo da presença do Salesiano, reportando-se ao fundador da Instituição, Dom Bosco, que foi buscar inspiração em São Francisco de Sales. “Dessa busca é que vieram os preceitos básicos da atuação salesiana, onde estão presentes a caridade e a bondade, uma vez que São Francisco foi um modelo de postura humana que se transformou em um emérito educador”, citou.

Abordou questões ligadas à etiqueta, que são normas de postura que se espera de todos aqueles que trabalham para o Salesiano. “Todos que aqui estão presentes são protagonistas da história do UniSALESIANO em Araçatuba”, disse.

Enfatizou o grande carisma da Missão Salesiana, conjunto de valores em que se baseia a ação da Instituição, que serve de diferencial para todos que aqui estudam ou trabalham. “O carisma Salesiano não escolhe cor, raça ou cultura”, lembrando que um dos lugares do mundo onde a Missão mais cresce e se desenvolve é a Índia. Em seguida, enumerou as obras sociais desenvolvidas pelos Salesianos em várias partes do País.

Comentou os capítulos presentes no livro e destacou que o espírito Salesiano é que anima a todos para ação social e educacional. “Devemos ter auto-disciplina para conquistar a grandeza de servir ao próximo, de ajudar a quem precisa”, mencionou.

Por último, disse que o horizonte da Instituição é buscar a perfeição em tudo que faz, garantindo a excelência do trabalho aplicado.