O Presidente e Chanceler da Missão Salesiana de Mato Grosso do Sul, Pe. Afonso de Castro, foi empossado como o mais novo membro da Academia Sul-Matogrossense de Letras. Ele vai ocupar a Cadeira nº 2, cujo titular é o grande acadêmico de Letras do Brasil, Dom Francisco de Aquino Correia.
A cerimônia de posse ocorreu no dia 14 no auditório da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande, e contou com a presença de autoridades, amigos do Pe. Afonso e de todos os diretores das obras Salesianas da MSMT.
O Diretor Geral do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium -UniSALESIANO de Araçatuba, Pe. Luigi Favero, compareceu à cerimônia. “A solenidade foi muito concorrida, o que revela o prestígio que ele tem no ambiente das Letras e da sociedade”, comentou. O Pe. Luigi destacou que o discurso de posse do Pe. Afonso na sessão de posse foi uma obra de arte no campo da Literatura e da história Salesiana de Mato Grosso.
“Ele foi muito feliz e aplaudido no seu pronunciamento, que certamente passará à história da Academia e da Missão”, disse.
A cadeira agora ocupada pelo Pe. Afonso tinha como predecessor também outro membro da Congregação Salesiana, o Pe. Angelo Jaime Venturelli, que faleceu em 2006 depois de muitos anos de dedicação à Academia.
Sacerdote da Missão Salesiana desde 1970, o Pe. Afonso de Castro atuou em vários colégios da Congregação e em universidades. Ele tem várias obras publicadas no campo da literatura e da pedagogia Salesiana, entre as quais A Poética de Manoel de Barros, Entre o Vale e a Imagem, Carisma para Educar e Conquistar, Releitura do Sistema Preventivo, Caminhos Pedagógicos e Formação Salesiana.