O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba deu o nome de papas famosos e padres que se tornaram muito conhecidos a auditórios e salas especiais de seu Campus Universitário. A idéia partiu do Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, que desejava prestar uma homenagem a cada uma das personalidades destacadas em reconhecimento à contribuição que todos deram à religiosidade e à educação e, no caso dos Sumos Pontífices, à própria humanidade.

Os cinco auditórios do 1º, 2º e 3º andares receberam os nomes dos Papas Bento XVI, Pio XII, Paulo VI, João XXIII e Leão XIII. A Biblioteca, que recebeu elogios de avaliadores do Ministério da Educação pela sua magnitude, importância e localização privilegiada, recebeu o nome do Papa João Paulo II. Na entrada há o nome do homenageado com letras destacadas e também uma foto de grandes dimensões do Sumo Pontífice.

A sala dos professores teve o nome do Pe. Afonso de Castro, o primeiro chanceler do UniSALESIANO; o Laboratório de Eletro-Eletrônica o nome de Dom Giovanni Zerbini, o primeiro dirigente dos Salesianos em Araçatuba; e o Laboratório Multidisciplinar o nome do Pe. Angelo Sanchez.

Antes, o Pe. Luigi já havia homenageado o Senador Romeu Tuma, dando o seu nome ao Tribunal do Júri, também localizado no Campus Universitário, e o Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei, que emprestou seu nome ao Escritório de Assistência Jurídica, do Curso de Direito, situado no espaço da Universidade Aberta da Melhor Idade (UNA), no centro da cidade.

“Gosto muito de História e dentro dela existe a História da Igreja. Sempre me interessou o perfil, a vida e o ensinamento dos grandes Pastores da Igreja, em particular os Papas”, comentou o Pe. Luigi Favero, Diretor Geral do UniSALESIANO, ao justificar as escolhas que fez.

“Dando o nome dos Papas aos ambientes mais importantes do UniSALESIANO eu quis transmitir para todos que freqüentam a Instituição um pouco dessa História da Igreja, com o nome e a fotografia destes líderes”, disse. Ele fez questão de destacar, também, nomes da história da Missão Salesiana, lembrando de algumas figuras, como por exemplo os padres Angelo Sanchez, Afonso de Castro e Dom Giovanni Zerbini, todos eles pessoas beneméritas em relação ao UniSALESIANO.