A 4ª edição do Nutrichef, evento gastronômico produzido pelo curso de Nutrição do UniSALESIANO em alusão ao Masterchef, contou com algumas surpresas para os participantes. A prova aconteceu na noite do dia 7 de junho, no laboratório de Técnica e Dietética da Instituição.

Além de ter sido orientados a elaborar pratos funcionais, os 29 alunos do 7º termo tiveram que introduzir as PANC’S, que são plantas alimentares não tradicionais, em seus pratos. Foram elas: beldroega, caruru, taioba e ora-pro-nobis.

A competição contou também, pela primeira vez, com duas bancadas vencedoras: as que prepararam rabada com crisp de ora-pro-nobis, salada de quinoa, grão de bico, quiabo, tomate e cheiro verde, e chips de jiló; e o purê de mandioca com crisp de caruru, berinjela crocante recheada com coxa e sobrecoxa desfiada, salada de ervilhas frescas, pimentão amarelo e vermelho, tomate, cebola e cheiro verde. Ambas tiveram 5,56 pontos.

Em segundo lugar, com 4,87 pontos, ficou a equipe que elaborou o prato de Saint Peter crocante acompanhado de maionese de limão e hortelã, rolinho de berinjela com tomate cereja, salada de trigo em grãos com vagem de metro e beldroega. Por fim, em terceiro lugar ocupou a bancada que preparou a abobrinha recheada com farofa de copa lombo e banana da terra, ovo recheado com creme ao leite polvilhado com linhaça, refogado de espinafre com taioba. Esse prato recebeu nota 4,81.

Os elementos foram avaliados pelos jurados Cristian Cavazzana Melios e Larissa Zeviani, proprietários e chefs do Bistrô Gastronômico Santa Horta, em Araçatuba e pelas professoras das disciplinas responsáveis pelo Nutrichef, Daniela Navarro D’Almeida Bernardo (Nutrição Funcional) e Fabiana Maciel de Oliveira Hernandez (Gastronomia).

“Avaliamos se os pratos gastronômicos continham os critérios definidos pela organização, ou seja, se eram nutritivos, saborosos e de boa aparência”, explicou a professora Daniela.

Segundo o cronograma, o Nutrichef foi disputado da seguinte maneira: a apresentação da lista de ingredientes foi disposta no dia da competição, por sorteio; os critérios de avaliação foram pertinentes à participação, organização e postura do grupo, como também pelas características sensoriais de aparência, odor, sabor e textura do prato; os alunos tiveram duas horas para elaboração e finalização dos pratos; a limpeza e a organização do ambiente também somou pontos; os alunos contaram com a ajuda dos chefs e professores em dois momentos da elaboração; não foi permitido o uso de celular ou outros meios para pesquisa.

Em relação às PANC’s, Daniela explicou que são plantas não consumidas como forma de alimento simplesmente por falta de costume ou de conhecimento. “Foi bem legal essa surpresa. A princípio, os competidores ficaram assustados com a inclusão dessas plantas na receita, porém, conseguiram tirar de letra esta missão, adicionando as PANC’s de forma correta, aproveitando seu conteúdo nutricional e, ainda, promovendo uma harmonia no prato”, destacou a docente.

Ao final do evento, as professoras envolvidas e a coordenadora do curso de Nutrição, Profª. Ariadiane Pires, entregaram uma lembrança para cada um como forma de agradecimento pela participação do Nutrichef, assim como aos chefs jurados. O curso de Publicidade e Propaganda também se uniu à disputa, por meio da turma da professora Lilian Pacchioni, e comandou toda a parte de marketing do evento.

“A intenção é oferecer ao aluno a busca pelo aprimoramento das técnicas, que agiliza sua entrada ao mercado de trabalho, assim como as aulas práticas contribuem positivamente para uma melhor preparação do acadêmico em sua formação profissional”, concluiu Daniela.