A professora Carolina Rubio Vicentini, docente do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, e a equipe interdisciplinar da Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates proferiram palestras no Campus da Instituição sobre a importância do trabalho dos profissionais de ensino no equacionamento de soluções para o paciente neurológico. Os eventos ocorreram nos dias 14 e 21 de maio por iniciativa da coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Carla Komatsu Machado, como parte das ações pedagógicas da disciplina de Fundamentos e Clínica em Neurologia II, cuja docente titular é a professora Maria Solange Magnani.

No dia 14 a equipe interdisciplinar da A.A.E. Ritinha Prates apresentou um vídeo sobre o trabalho e as instalações da Instituição. Posteriormente a fonoaudióloga Cibele Camargo Landre, o fisioterapeuta César Henrique Reche de Faria e a terapeuta ocupacional Elisabete Araújo Gomes de Carvalho discorreram sobre suas funções e trabalhos realizados como disfagia, consistência dos alimentos, respiração, fisioterapia motora e respiratória, ergonomia e adaptações para as atividades de vida diária.

No dia 21 a professora Carolina abordou o tratamento fisioterápico feito por meio da equoterapia. Ela apresentou um vídeo sobre a escolha e o treinamento do animal utilizado para este fim, a história do uso do cavalo como terapia e os benefícios que este tipo de trabalho traz para as pessoas. Prestou esclarecimentos sobre o uso de outros animais, como a mula, em outros países e a diferente nomenclatura que a equoterapia tem no mundo.

Carolina Rubio Vicentini fez, também, comparações entre a equoterapia realizada em nosso país e a de outras partes do mundo, pois ela participou de um grande congresso desenvolvido sobre o tema na Alemanha, em agosto de 2009, e pôde constatar que o Brasil está muito à frente de diversas nações nesta área.