Alunos dos primeiros termos diurno e noturno do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba assistiram a duas importantes palestras, as quais integram o rol de atividades da disciplina de Fundamentos e História da Fisioterapia.

A primeira exposição ocorreu no dia 5 de março, oportunidade em que o Dr. Carlyle Marinho Junior abordou o tema Atuação da fisioterapia em ambiente hospitalar. Carlyle é ex-aluno da Instituição, diplomado como fisioterapeuta e especialista em Fisioterapia Hospitalar. É orientador dos Estágios Supervisionados do UniSALESIANO.

Na exposição, que tinha por objetivo divulgar os estágios supervisionados da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba, o palestrante mostrou a importância do trabalho do fisioterapeuta dentro de um hospital, onde sua atuação é ampla e em áreas diversas como pneumologia, cardiologia, neurologia, neonatologia, pediatria e outras. Ele explicou como funcionam os estágios supervisionados, tendo em vista a rotina de trabalho hospitalar.

Outras duas palestras foram desenvolvidas nos dias 13 e 14 por Vanessa Penha Basqueroto, que fez uma apresentação da área de Ginecologia e Obstetrícia dos estágios supervisionados no Hospital da Mulher de Araçatuba. Ela também é ex-aluna do UniSALESIANO, especialista em Fisioterapia na Saúda da Mulher e atualmente é encarregada da administração de estágios supervisionados do curso de Fisioterapia.

Durante a exposição do tema, Vanessa destacou o trabalho do fisioterapeuta na saúde da mulher em diversas doenças como câncer de mama, incontinência urinária, prolápso de bexiga e útero e pré e pós-parto das gestantes que passariam por parto normal ou cesárea. Explicou também a dinâmica de funcionamento dos estágios supervisionados tendo em vista a rotina de trabalho no Hospital da Mulher de Araçatuba.

As palestras foram organizadas pela coordenadora do curso de Fisioterapia, Carla Komatsu Machado, e pela professora Graziele Cristina Gelmi Simões.