Milhares de crianças e adolescentes que sentaram nas cadeiras dos auditórios do UniSALESIANO para assistir a palestras da “Science Days” foram motivadas a seguir o bom caminho da educação.

Os responsáveis pelos conselhos foram o educador espacial Jefferson Michaelis e o engenheiro da NASA, George Gabe Gabrielle, que vieram dos EUA para participar de umas das maiores feiras de ciência e tecnologia da América Latina.

Michaelis – que é diretor de Educação Espacial do KSCIA Kennedy Space Center International Academy, diretor da BFCC (Brazil-Florida Chamber of Commerce) e fundador e diretor do Michaelis Foundation for Global Education – palestrou sobre “O avanço global para preparar a próxima geração de educadores e inovadores”.

Durante esse encontro com a juventude, o educador mostrou os possíveis caminhos para ingressar em programas espaciais, como o “International Journey of Science & Technology”, programa lançado pelo KSCIA, que tem por objetivo inspirar e motivar jovens talentos brasileiros a construírem suas carreiras nestas áreas.

“A implementação da ‘Science Days’ no Brasil foi uma forma de incentivar os jovens a fazer estágios nos EUA”, disse Michaelis, ao ressaltar que a AEB (Agência Espacial Brasileira) é a única agência da América Latina que tem o direito de enviar estagiários para a NASA. “Isso, por meio de Marcos Pontes, um dos astronautas mais queridos do mundo.”

Na opinião de Michaelis, o interesse dos jovens brasileiros pelo programa espacial vai trazer mais sucesso ao país, criando riquezas e novos empreendedores. “Eu sigo as palavras do meu pai para dar um conselho a vocês: sonhem, acreditem e conquistem”, disse o educador em sua palestra.

GABE

Figura querida e carimbada na “Science Days”, no UniSALESIANO, o engenheiro e palestrante da NASA, George Gabe Gabrielle, contou um pouco da sua história de vida aos participantes da palestra. “Minha irmã gêmea sempre tirava boas notas na escola, mas eu não gostava de estudar. Gostava de esportes”, lembrou ele.

Depois de terminar o Ensino Médio, Gabe conta ter trabalhado em diversos locais, dentre eles, o McDonald’s, onde exerceu a função de chapeiro. No entanto, ele percebeu a necessidade de cursar o ensino superior e decidiu estudar engenharia. “Depois de muitos anos, voltei a estudar. Foi a melhor coisa que fiz”, frisou.

Atualmente, Gabe é engenheiro e, há quatro anos, roda o mundo como palestrante da NASA. “Faça o melhor, se divirta naquilo que faz”, disse. Para quem sonha em ser um astronauta, o conselho de Gabe é: “Tente, e mesmo que não consiga fazer, siga uma boa educação e conseguirá qualquer coisa”, concluiu.