O Prof. Luiz Carlos Vaini, docente titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), vice-presidente técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e ex-presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo foi a personalidade convidada para ministrar a palestra da Aula Magna do curso de Ciências Contáveis do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO, realizada no dia 27.

O apresentador, demonstrando um profundo conhecimento sobre a sua área de atuação, entusiasmou a platéia e convidou a todos para uma reflexão sobre o “eu” profissional, que era o tema do evento. Além de analisar as questões que envolvem a postura do profissional da área, contribuiu para elevar a auto-estima da platéia, utilizando para isso uma maneira simples, alegre e objetiva de se expressar.

“O curso oferece aos jovens uma gama de oportunidades no mercado de trabalho. O contabilista não é um mero guarda-livros, tem de tomar decisões extremamente importantes para a economia e isso é a base para o planejamento estratégico, tributário e societário das empresas,” disse Vaini.

Para ele, o mercado que integra os contabilistas é promissor. “Uma pesquisa do IBGE apontou que existem cerca de 4,5 milhões de empresas legalmente constituídas no Brasil, as quais, pela legislação, exigem os serviços de um profissional contabilista”, comentou.

Vaini destacou que o reconhecimento da importância das Ciências Contábeis é tão grande que o nível de retenção nas faculdades é bastante elevado, calculando que este índice chega a cerca de 80%. “São três mil novos contadores que ingressam por ano em um mercado que oferece emprego para todos, desde que sejam profissionais com qualidade e bem preparados”, advertiu.

Segundo ele, a remuneração depende do aprimoramento profissional de cada um, lembrando que apenas 10% de sua configuração profissional será percebida e por isso não se consegue transmitir tudo o que se estuda, que se aprende e que se sabe, mas apenas aquele pequeno percentual.

“Assim, é importante desenvolver outras habilidades que garantirão o diferencial, tais como uma especialização em áreas afins e o exercício da liderança”, concluiu.

Antes de encerrar sua palestra, o Prof. Luiz Carlos Vaini deixou um conselho a todos os estudantes: “o profissional só terá sucesso se agir com o coração, transformando o seu trabalho em um prazer pelo construir”.