O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO DE Araçatuba promoveu nesta segunda-feira, 11, a Aula Magna que abre oficialmente as atividades acadêmicas do curso de Química. O evento, que foi realizado na sala do Tribunal do Júri, contou com a presença do professor Dr. André Luís Ornellas, Vice-Diretor da Instituição. Ele estava acompanhado do coordenador da área, André Rowe, e de um colegiado de professores.

O professor André Luís saudou os acadêmicos, elogiando-os por terem feito uma excelente escolha quanto à carreira profissional. Destacou que aquela já era a quarta turma a iniciar o curso e que ao longo destes anos percebeu a seriedade com que os acadêmicos conduzem sua graduação, lembrando que esta postura faz parte do perfil que a profissão exige.

Comentou, também, que o setor que envolve assuntos de química é um dos que mais crescem atualmente no Brasil, por conta dos inúmeros avanços experimentados no país em setores como o da produção de etanol e a criação de itens que asseguram uma melhor qualidade de vida para a sociedade. Por fim, destacou que o campo de atuação dos profissionais desta área na região de Araçatuba tem crescido muito nestes últimos anos e apresenta uma tendência futura para um crescimento ainda maior.

A palestra inaugural do curso foi proferida por Aélson Guaíta, que abordou o temaO exercício profissional na área da Química. Ele possui graduação em Química Industrial pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, é presidente do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo – SINQUISP, e supervisor de fiscalização do Conselho Regional de Química – CRQ-IV.

Ele lembrou, em primeiro lugar, que a profissão de químico, diferentemente de muitas outras ocupações, é regulamentada por lei, o que permite um campo de atuação profissional bem definido. Procurou transmitir para os acadêmicos do curso principalmente informações inerentes à atuação do profissional da área. Dentre estes dados ele destacou a definição das classes de profissionais ligados à área química, as atribuições legais determinadas pelo Conselho Federal de Química a cada um destes segmentos, as principais leis e decretos relacionados ao exercício da profissão e sua importância no contexto nacional.

Discorreu, também, sobre o processo de registro dos futuros profissionais no Conselho Regional de Química, a definição da jornada de trabalho e o piso salarial, entre outros tópicos. A ser questionado quanto à possibilidade de realização de cursos promovidos pelo CRQ na cidade de Araçatuba, o palestrante disse que, principalmente como sindicalista, sempre lutou muito pelo desenvolvimento desta região. Emocionado, tendo até mesmo de conter lágrimas, disse que sempre apostou no crescimento do número de vagas de trabalho oferecidas aos profissionais da química e que projeta um crescimento ainda maior nos próximos anos.

Finalizou afirmando que área de Química e a contribuição dos profissionais do setor estão definitivamente ligadas ao desenvolvimento do Brasil.