O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba promoveu nesta quinta-feira, à noite, na sala do Tribunal do Júri, a Aula Magna de seu curso de Ciências Biológicas. O evento foi presidido pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, que estava acompanhado da coordenadora da área, Dra. Rossana Abud Cabrera Rosa, e de professores. Além dos alunos de Ciências Biológicas, encontravam-se também na plateia acadêmicos do curso de Engenharia de Bioprocessos, uma vez que o tema envolvia ações que atingem as ciências do ambiente e a biotecnologia..

A apresentação artística do evento coube à Jazz Band, da Prefeitura Municipal de Valparaíso. A banda brindou o público com a presença de vários instrumentos, entre eles, saxofones, teclado, trompas e trompetes, proporcionando cultura e novidade para os acadêmicos do UniSALESIANO.

Na oportunidade, o professor Wagner André Pedro, graduado em Ciências Biológicas pela Unesp, Mestre pela Unicamp e doutor em Ecologia pela Universidade Federal de São Carlos desenvolveu o tema Biodiversidade. Ele é autor de três livros: Morcegos do Brasil, de 2007, e Mamíferos do Brasil, em primeira e segunda edição, respectivamente de 2009 e 2011. Atualmente o palestrante é professor da Unesp de Araçatuba e docente na Pós-graduação Stricto-Sensu da mesma instituição em São José do Rio Preto.

Wagner André Pedro falou sobre biodiversidade devido à atualidade do tema, uma vez que neste ano ocorrerá a Conferências Mundial Rio +20, com a participação de diversos países, cujo evento terá por objetivo discutir as atividades que foram e que serão executadas para a proteção da vida no planeta. Ele deu ênfase especial à importância do biólogo na conservação da riqueza genética no Brasil e no mundo e à preservação dos biomas, destacando a privilegiada posição que o Brasil ocupa no panorama mundial, por conta da grande riqueza e diversidade biológica existentes no país.

Comentou, ainda, a grande necessidade da realização de trabalhos que envolvam a busca por matrizes energéticas limpas e sustentáveis, a urgência no uso da biotecnologia para incrementar a produção de alimentos em nível mundial e as atividades biotecnológicas de destaque para a indústria de medicamentos. Wagner André citou que “o campo de trabalho para o biólogo é muito rico atualmente, pois podemos atuar em diversos segmentos que apresentam grande responsabilidade para o desenvolvimento social e econômico e, consequentemente, para o desenvolvimento da vida no planeta”.

A professora Dra. Rossana Abud Cabrera Rosa, coordenadora do curso de Ciências Biológicas, destacou que era uma honra contar com a presença do professor Wagner, pois ele é um pesquisador conhecido internacionalmente e integrante de um grupo seleto de excelência em pesquisa, que envolve instituições de renome como a Unesp e UFSCar. Os acadêmicos, que demonstraram grande interesse pelo tema, logo após o término da palestra solicitaram uma nova oportunidade para contato com o renomado professor, para continuar discutindo a biologia no contexto sócio-econômico atual, que prima pelo desenvolvimento e preservação da vida.