O Curso de Biomedicina do UniSALESIANO promoveu uma palestra para a formação acadêmica e profissional dos acadêmicos, recentemente. Intitulada “Mercado de Trabalho da Biomedicina: Atuação do Biomédico na Atenção Primária à Saúde”, a atividade reuniu mais de 400 alunos, contando também com transmissão simultânea no auditório Pio XI e pelo YouTube, devido à grande demanda.

O tema foi ministrado pela Conselheira do CRBM-1 – Conselho Regional de Biomedicina, Dra. Valquíria Pardo, que compartilhou sua experiência e esclareceu o papel do biomédico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Durante sua fala, ela destacou não apenas as atribuições e responsabilidades do profissional na Atenção Primária, mas também trouxe reflexões sobre os rumos e as possibilidades futuras da profissão.

O evento foi organizado pela Liga Acadêmica de Promoção à Saúde em Biomedicina (LAPSB) e teve como objetivo preparar, especialmente, os alunos que iniciarão os estágios nas UBSs de Araçatuba, no próximo semestre.

De acordo com Louise Elias de Carvalho, aluna do 5º termo de Biomedicina e presidente da LAPSB, a palestra foi uma oportunidade única de compreensão mais profunda sobre a atuação do biomédico na saúde pública. “Sem dúvidas, o diferencial para nós, alunos, é tomar posse do que é a Biomedicina na área da Saúde Primária e entender de que forma podemos contribuir efetivamente com o trabalho nas UBSs de Araçatuba”, afirmou.

O evento contou também com a presença da Coordenadora do Curso de Biomedicina, Profª. Rossana Abud Cabrera Rosa, da preceptora da LAPSB, a docente Thais Tsosura; a Vice-Presidente da Liga, Maria Clara Pacce Bispo; entre outros.

“A iniciativa reforça o compromisso do Curso de Biomedicina e da LAPSB em proporcionar aos alunos uma formação alinhada às demandas atuais do mercado, preparando-os para uma atuação cada vez mais qualificada e humanizada na Atenção Primária à Saúde”, concluiu Rossana.