O Dr. Ricardo Luis Simões Pires Wayhs, médico geriatra e presidente da Associação Brasileira de Alzheimer – Regional de Araçatuba, ministrou palestra sobre a doença para os alunos do 6º termo do Curso de Enfermagem. A atividade integra a disciplina de Saúde Mental, que tem como titular a professora Viviam Aline Preto. Ele reportou-se ao Dia Mundial de Alzheimer, transcorrido em 21 de setembro, discorrendo sobre os sinais da doença e as formas de tratamento.

Vayhs salientou o grande valor do trabalho de enfermagem na ajuda aos pacientes, bem como da família que deve cuidar daqueles que são acometidos deste mal. Destacou, ainda, a importância da difusão do conhecimento sobre os sinais que aparecem, lembrando que os alunos podem ajudar muito a população, dirimindo dúvidas ou encaminhando pacientes paras Unidades Básicas de Saúde (UBS) para um primeiro atendimento.

Segundo ele, os familiares devem estar muito atentos quantos aos primeiros sinais que surgem. Quanto à medicação, que salientou ser muito cara, orientou a todos que os remédios só podem ser adquiridos através de receita, após diagnóstico feito pelo médico. Citou, ainda, as farmácias mantidas pelo Poder Público, como no caso da Prefeitura Municipal, onde os medicamentos podem ser obtidos por preços bastante diferenciados.

Entre os sintomas que mais chamam a atenção estão a perda de memória, confusão e desorientação, ansiedade, agitação, ilusão, desconfiança, alteração da personalidade e do senso crítico, dificuldades com as atividades da vida diária como alimentar-se e banhar-se, não reconhecimento de familiares e amigos, dificuldade em tomar decisões, perder-se em ambientes conhecidos, alucinações, inapetência, perda de peso, incontinência urinária e fecal, problemas com a fala e a comunicação, movimentos e fala repetitivos, distúrbios do sono, problemas com ações rotineiras, dependência progressiva e vagância.