A coordenação do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba realizou nesta quarta-feira, dia 9, no Campus Universitário, um interessante evento dirigido aos graduandos do 5º termo do programa.
Na oportunidade, Carla Adriana Bueno de Mesquita, ministrou a palestra A Importância da Fisioterapia na Incontinência Urinária. Ela é fisioterapeuta profissional e conta com uma grande experiência na área.
O evento foi organizado pela coordenadora do curso de Fisioterapia, Carla Komatsu Machado, e pela Profa. Janine Cuzzolin, responsável pela disciplina de Ginecologia e Obstetrícia.
Carla destaca que o tema é de grande interesse para a saúde das pessoas. Ela lembra que o fato é mais comum na mulher, quando o problema acontece por conta de idades avançadas, a chegada da menopausa, ocorrência de muitos partos e gestações e fraqueza muscular.
“Todavia, o homem também enfrenta problemas de incontinência urinária, mais comum em pós-operatório, como no caso da remoção de próstata”, comentou. Para ela, nestes casos a fisioterapia é fundamental não só para atenuar e até eliminar esse tipo de incômodo, como também para ajudar no reequilíbrio da auto-estima do paciente”, concluiu.
A incontinência urinária é uma condição multifatorial que afeta os seres humanos em diferentes faixas etárias. Essa situação, que deixa aqueles que têm o problema em situação constrangedora pela perda involuntária de urina, tem conseqüências avassaladoras na qualidade de vida das pessoas, causando muitas vezes marginalização do convívio social, frustrações psicossociais e até depressão.
Por isso, é de especial importância que profissionais da área da saúde – e de maneira crescente, os fisioterapeutas – , detenham o conhecimento prévio de todo o processo fisiológico normal que abrange este tema para que possam intervir diretamente nos cuidados da pessoa incontinente.