Com o objetivo de aprimorar conhecimentos e despertar no aluno o estímulo para a prática de projetos sócio-ambientais com sustentabilidade, o Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba promoveu no final de maio, no auditório do 1º andar do Campus, uma palestra sobre o tema Educação Ambiental.
A apresentação foi feita por Carmem Lúcia Zaire Menezes, bióloga e educadora ambiental da Companhia Energética de São Paulo (CESP), na Usina Hidrelétrica de Jupiá, que falou para os alunos do curso de Administração Sócio-Ambiental. Na oportunidade, ela abordou pontos ligados ao histórico, atuação e políticas de responsabilidade sócio-ambiental daquela concessionária.
Entre os projetos realizados pela empresa, a bióloga destacou principalmente aqueles voltados para a educação ambiental, remanejamento populacional urbano, implantação de unidades de conservação, monitoramento do resgate arqueológico, valorização da memória regional, relocação indígena e requalificação de mão de obra.
A palestrante contribuiu ainda mais para enriquecer o conhecimento dos acadêmicos porque tratou de informações sobre problemas ambientais vivenciados por usinas hidroelétricas, como a poluição e a minimização dos impactos negativos, além da função e atuação do analista ambiental. Assim, a ênfase dada em sua palestra recaiu sobre a importância da educação ambiental e o uso responsável dos recursos naturais.
A realização da palestra teve, também, a finalidade de apresentar a CESP como uma empresa exemplar na questão do respeito ao meio ambiente e possibilitar a discussão em sala de aula das responsabilidades enfrentadas por organizações dos setores econômico, social e ambiental, tendo em vista a busca de um desenvolvimento baseado na sustentabilidade.