O Jornal Folha da Região promoveu na manhã desta quarta-feira, 6, a palestra ´Jornalismo Regional – A Explosão a Partir da Década de 80´. Para apresentar e discutir o tema, convidou Nelson Homem de Mello, jornalista, diretor de redação do Grupo Rede Anhanguera de Comunicação, que congrega os Jornais Diário do Povo e Correio Popular, de Campinas.
O palestrante mostrou como os jornais impressos eram há 20 anos, a maioria em branco e preto e com atuação tímida e ainda não muito profissionalizada, e como estão agora, publicados em cores, com linguagem moderna, conteúdos fortes e com equipes de profissionais altamente competentes.
Ele falou, também, da convivência entre a mídia impressa e a eletrônica, esta última veiculada através da Internet, revelando os conflitos existentes e os caminhos que cada modalidade está seguindo.
O Pe. Luigi Favero, Diretor das Faculdades Católicas Salesianas de Araçatuba participou da Mesa de Honra do evento, dando as bênçãos a todos e desejando sucesso para o empreendimento. Ele fez alusão, na oportunidade, à dor que toda a humanidade vem sofrendo com a perda do Papa João Paulo II, que considerava um perfeito comunicador.
Retomando a palavra logo após a finalização da palestra, o Pe. Luigi falou da importância do Jornal Folha da Região no contexto de Araçatuba e de todas as cidades onde a publicação circula. Ele afirmou que “o jornal é hoje a voz dos municípios, pois é através dele que se apresentam, mostram suas conquistas e potencialidades e fazem suas reivindicações”.
O Diretor das FCS se reportou também ao projeto ´Se Essa Rua Fosse Minha´, lançado no final do ano passado pela Folha da Região, que a cada semana mostrava uma rua histórica do município e o tratamento urbanístico que poderia receber num futuro breve. As ruas ganhavam novos visuais e formas, através da contribuição de arquitetos e paisagistas da cidade.
O Pe. Luigi, referindo-se à proximidade dos 100 anos de existência de Araçatuba, sugeriu à Folha que fizesse um grande evento para analisar e dar continuidade a todas aquelas idéias, com a conscientização de empresários, Poder Público e população para que, na medida do possível, as propostas fossem realizadas.