A Prefeitura Municipal de Araçatuba, através da Secretaria de Saúde e Higiene Pública, promoveu nesta quarta-feira, naUniversidade Aberta da Melhor Idade (UNA), uma palestra sobre o tema Programa de Prevenção de Fissuras Orais (PPFO). O evento contou com o apoio das Faculdades Católicas Salesianas de Araçatuba, que cederam o Centro Cultural da Unidade II para a realização do acontecimento.
A apresentação foi feita pelo Dr. Danilo Moretti Ferreira, coordenador geral do PPFO, do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC-USP), de Bauru. O programa é resultado de um projeto desenvolvido pelos professores Antonio Richieri Costa, do Centrinho daquela cidade, e Jeffrey Clark Murray, do Departamento de Pediatria e Biologia Científica (Departaments of Pediatrics and Biological Sciences) da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.
O trabalho integra a Rede Global de Pesquisa em Saúde Materno-Infantil, criada em 1999 a partir de uma parceria entre a Fundação Melinda, o empresário norte-americano Bill Gates, o National Institute of Health (NIH) e o National Institude of Children and Human Development (NICHD).
A assistente social Thaís Maria Ulian Maroni, da Prefeitura Municipal de Araçatuba, que colaborou na organização do evento, informou que o Programa investiga a eficácia da administração de ácido fólico, a vitamina B11, no período pré-conceptivo e na prevenção da recorrência de fissuras orais, que são as lesões de lábio ou lábio e palato, em filhos de mulheres que pertencem a grupos de risco para essa anomalia.
A palestra contou com participantes locais e de Bilac, Birigui, Buritama, Braúna, Glicério, Guararapes, Santo Antonio do Aracanguá e Valparaíso, que compõem o Pólo Referencial da Cidade de Araçatuba.