A Liga de Estudos de Animais de Grande Porte e Produção (LEAGP) promoveu, no dia 13 de maio, uma palestra com o tema “Helmintoses em Equinos: entendendo a fisiopatogenia e a relação com a síndrome do abdômen agudo”.

O evento foi ministrado pelo médico veterinário, Michel Santos, que abordou de forma detalhada os principais parasitas que acometem equinos e sua relação direta com a síndrome do abdômen agudo, conhecida popularmente como cólica.

Durante a palestra, Michel apresentou a fisiopatogenia das helmintoses, destacando como esses parasitas podem comprometer o trato gastrointestinal dos animais, levando a quadros graves que exigem atenção clínica imediata.

Entre os parasitas discutidos, destacou-se a habronemose, capaz de causar gastrite e lesões cutâneas nos equinos. O palestrante explicou que a formação de nódulos na mucosa intestinal pode resultar em disfagia e vômitos, além de fístulas e peritonite nos casos de habronemose cutânea.

Em seguida, foi abordada a trichostrongylose, caracterizada pela formação de placas nodulares no estômago dos equinos, com potencial de afetar também ruminantes. O parasita Parascaris equorum foi apresentado como uma das principais causas de obstrução intestinal, especialmente em potros, sendo um importante agente causador de cólica. Outro parasita discutido foi a Anoplocephala perfoliata, que pode provocar cólica por intussuscepção e atrofia do peristaltismo intestinal.

O Strongylus vulgaris foi amplamente explorado pelo palestrante, que detalhou seu ciclo migratório até a artéria mesentérica cranial, onde pode causar a formação de trombos, levando à cólica tromboembólica.

A palestra também trouxe orientações sobre os métodos de tratamento e controle parasitário, destacando a importância de medidas preventivas, o uso racional de medicamentos e cuidados no manejo dos animais para evitar infestações.