O padre Ricardo Carlos, atual inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso (BCG), foi nomeado pelo Reitor-Mor, padre Fabio Attard, como novo inspetor da Inspetoria “São João Bosco” de Belo Horizonte (BBH) para o sexênio 2025-2031. A nomeação, publicada oficialmente nesta terça-feira (10/06), indica que ele sucederá o padre Natale Vitali Forti.

Em visita canônica à presença salesiana de Araçatuba, Padre Ricardo falou sobre a nomeação que assume como uma nova missão, e afirmou: “A congregação já me deu tanto. Se a congregação me confia esse trabalho nessa localidade, eu vou com o coração muito aberto”.

Com experiência em diversas funções na Missão Salesiana de Mato Grosso e formação internacional em Jerusalém, o futuro inspetor de Belo Horizonte destacou que pretende iniciar sua atuação com escuta e observação, demonstrando disposição para compreender a nova realidade antes de tomar decisões.

Animação e apoio como eixo do governo inspetorial

Desde que assumiu o governo da Inspetoria Salesiana de Mato Grosso, em 1º de fevereiro de 2020,  padre Ricardo Carlos compreendeu que sua missão principal consistia em garantir apoio às 21 presenças salesianas espalhadas pelos três estados da região. “Sempre tive comigo que eu precisava dar confiança, apoio, credibilidade e garantir que as nossas comunidades salesianas tivessem apoio para que elas pudessem realizar o trabalho, realizar a missão”, afirmou o inspetor. Ao longo de seis anos, ele conduziu a Inspetoria com o entendimento de que o papel do inspetor não se resume a representar ou interferir, mas sim confirmar e sustentar as ações desenvolvidas pelas comunidades.

Essa postura também se refletiu na valorização dos colaboradores leigos, cuja presença cresceu consideravelmente. “Hoje nós temos, em média, em torno de 23 leigos para cada salesiano na nossa inspetoria. Somos em torno de 117 salesianos, e temos agora 3.000 colaboradores, com a Zatti Saúde”, detalhou.

Respostas diante da pandemia e da diversidade social

Ao assumir a função de inspetor no início da pandemia, padre Ricardo enfrentou o desafio de conduzir uma inspetoria multifacetada, com presenças em grandes centros urbanos e em áreas indígenas. Ele destacou o esforço coletivo em manter a proximidade com os destinatários, mesmo diante das restrições sanitárias. “Foi um período desafiador, mas os salesianos não deixaram de pensar, de rezar e de atender os nossos destinatários”, relatou. Citou como exemplo o envio de cestas básicas pelas obras sociais e a continuidade da distribuição da comunhão nas paróquias, mesmo com as igrejas parcialmente fechadas.

A convivência com diferentes realidades exigiu do inspetor constante adaptação. Inspirado no carisma de Dom Bosco, padre Ricardo afirmou: “Vivemos num mundo que precisamos preservar o diálogo, a tolerância, os verdadeiros valores cristãos”. Ele ressaltou a presença significativa da missão indígena na Inspetoria, com cerca de 25% das comunidades salesianas atuando entre os Boe-Bororo e os Xavante, além de reconhecer o papel do projeto VAMS, realizado pelo Unisalesiano, como meio de aproximar os não indígenas das realidades originárias.

O reitor do Unisalesiano, padre Paulo Fernando Vendrame, acompanhou de perto a trajetória do inspetor e expressou confiança em sua nova etapa. “A congregação, ao fazer esse convite ao padre Ricardo, está indicando que ele está no caminho certo daquilo que espera como renovação”, afirmou. Reconheceu o estilo discreto de governo que marcou os seis anos de serviço do padre Ricardo na Inspetoria de Mato Grosso, e desejou que ele leve esse mesmo espírito à nova missão: “Esse espírito de paz faz parte do coração do padre Ricardo e vai levar, também, isso para o processo espiritual”.

Com a mudança, padre Ricardo Carlos conclui uma etapa em que conduziu a Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório com foco no fortalecimento institucional e no cuidado fraterno com salesianos e leigos. A partir de outubro de 2025, ele iniciará um novo ciclo à frente da Inspetoria BBH, que compreende os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Tocantins e o Distrito Federal.