A 4ª edição do “Outubro Rosa Pet”, evento promovido pelo curso de Medicina Veterinária do UniSALESIANO, no último sábado (20), no Calçadão de Araçatuba, detectou tumores nas mamas de 20% dos animais atendidos.
Das 8h às 15h, aproximadamente 40 alunos dos 6º, 8º e 10º termos do curso avaliaram 20 cadelas e gatas, sendo que, em quatro delas, houve a confirmação da doença.
“Nesses casos, os proprietários ganharam senhas para atendimento no Hospital Veterinário do UniSALESIANO”, disse a médica veterinária e docente da Instituição, Analy Ramos Mendes Ferrari.
Ainda segundo Analy, foram distribuídos aproximadamente 1000 flyers com informações sobre tumores de mama em cadelas e gatas, além de brindes das empresas patrocinadoras do evento. “A população foi muito participativa e interessada no assunto.”
O objetivo do “Outubro Rosa Pet” é prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama em animais. De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, esse tipo de neoplasia é a lesão mais frequente em cadelas e a terceira, em gatas. Aproximadamente 60% a 90% dos tumores que acometem a glândula mamária canina e felina, respectivamente, são malignos.